Formado em educação física e pós-graduado em fisiologia do exercício e avaliação morfofuncional. O personal foi reconhec...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A flacidez nas pernas é um dos principais incômodos estéticos para quem busca um corpo mais firme e definido. Ela pode surgir por diferentes motivos, como perda de peso repentina, sedentarismo e o próprio envelhecimento, que enfraquecem a musculatura da região.
Com a prática regular de exercícios físicos é que é possível reverter esse quadro, com treinos que ajudam a fortalecer os músculos e tonificar as pernas de forma eficiente e segura. Por isso, o MinhaVida, com a colaboração do personal trainer Tobias Campbell, reuniu os principais exercícios que ajudam a combater a flacidez nas pernas e conquistar resultados visíveis. Confira!
Saiba mais: Nem flexão, nem halteres pesados: esses são os exercícios ideais para acabar com o braço mole
4 exercícios para acabar com a flacidez nas pernas
De acordo com o especialista, para reduzir a flacidez é preciso realizar treinos de força com foco no ganho de massa muscular. Os exercícios mais recomendados por ele são:
1. Leg press
Sente-se no leg press com as costas apoiadas no encosto e os pés afastados na largura dos ombros na plataforma. Empurre a carga com as pernas até quase estendê-las totalmente, sem travar os joelhos. Mantenha o abdômen contraído durante o movimento e retorne lentamente à posição inicial.
2. Agachamento
O agachamento pode ser realizado caso não tenha o aparelho de leg press disponível. Afaste os pés na largura dos ombros e mantenha a coluna reta. Flexione os joelhos e empurre o quadril para trás, como se fosse sentar em uma cadeira, até as coxas ficarem paralelas ao chão. Volte à posição inicial, mantendo o controle do movimento.
3. Extensão de joelho
Na extensão de joelho, sente-se no aparelho com as costas apoiadas e ajuste o rolo acolchoado acima dos pés. Estenda as pernas até quase esticá-las completamente, contraindo os músculos da coxa, e depois retorne devagar à posição inicial.
4. Flexão de joelho
Para a flexão de joelho, deite-se de barriga para baixo no aparelho e posicione os tornozelos sob o rolo acolchoado. Flexione os joelhos levando os calcanhares em direção aos glúteos, contraindo a parte de trás das coxas, e retorne devagar à posição inicial.