PUBLICIDADE

A magia do jardim revela seus sonhos mais secretos

Aprenda a interpretar as plantas e conheça melhor a si mesmo

Há escolhas difíceis de serem feitas. Nessas horas, todos os conselhos são bem-vindos, principalmente se vierem de uma voz pouco (ou nada) envolvida com a situação. Funciona como um lampejo de lucidez em meio a um turbilhão. Contra a agonia, uma idéia sempre citada por especialistas é se recolher num local tranqüilo, agradável e, de preferência, arborizado. As mensagens que a natureza traz ajudam a apaziguar a mente e clareiam os sentidos. (escrever um diário funciona como terapia).

Para quem não tem um jardim por perto, entretanto, acaba de sair o livro Oráculo das flores, de Denise Cordeiro (Editora Pensamento; 118 páginas e mais 38 cartas coloridas). Imagine como seria bom sepudéssemos começar o dia fazendo um agradável passeio nesse lugar encantado, sentindo o perfume de suas flores e plantas e recebendo uma suave energia de alegria e paz , propõe a autora.Se nos dedicarmos a olhar de maneira mais participativa para as flores, ervas e todas as formas de vida que nos rodeiam, certamente poderemos,

aos poucos, nos reintegrar no seio da grande Mãe Natureza e assim voltar a encontrar e assumir nossa esquecida sabedoria interior. O paraíso de paz, amor, fé e esperança.O livrinho, de formato cuidadoso e delicadas ilustrações em aquarela (também presentes no baralho, conta segredos de 38 plantas diferentes. Origens, características, dicas de cultivo, curiosidades e aplicações delas aparecem de maneira simples e bastante objetiva, além, é claro, das mensagens que revelam. Abaixo, você confere o significado de alguns exemplos. Leia, reflita sobre a sua espécie favorita, tente entender por que uma ou outra não agrada tanto e lance mão dos poderes do Reino Vegetal para aliviar as aflições do dia-a-dia. (flores curam e purificam o ambiente)


Alecrim:
estimulante da mente e do corpo e um delicioso tempero para inúmeros pratos. No solo seco, ele nasce melhor. As folhas são ótimas para ajudar na digestão de gorduras, enquanto as flores ficam ótimas no tempero de purês de frutas. O chá desta plantinha recupera o ânimo e mantém a mente alerta. Se o aroma do alecrim anda rodeando você, é sinal de que está na hora de prestar mais atenção na sua intuição. Tente perceber as mensagens escondidas nas entrelinhas dos acontecimentos. Você tem muito mais poder do que quer acreditar , escreve Denise.


Amor-perfeito:
as flores com cores vivas alegram qualquer ambiente, mas também podem ser saboreadas como temperos em saladas e sobremesas. O amor-perfeito nos ensina que nada é para sempre. Os bons momentos vêm e vão. Mas, às vezes, são únicos .


Angélica: considerada pelos antigos como um presente do Arcanjo Miguel, para livrar os homens das infecções e protegê-los de todos os males. Fica ótima em licores e como tempero de compota, cozido junto às frutas. Também melhora a digestão, a acidez do estômago e tem propriedades diuréticas (eliminação de líquidos).O perfume e as verdes folhas da angélica trazem muita esperança e mostram que você tem uma grande proteção



Calêndula:
a afinidade com ela indica aptidões criativas. Na culinária, acrescenta um leve sabor picante a sopas, peixes, carnes, pães e omeletes. Conta com ação cicatrizante, antiinflamatória e bactericida. Se alguma emoção nova está invadindo o seu coração, não a sufoque. Cuide dela como se fosse uma plantinha, coloque-a à luz do sol e exponha toda a sua beleza.

É hora de podar os pensamentos negativos . (respirar bem alivia a depressão)


Girassol:
uma das flores mais majestosas da natureza. As sementes, as flores, os ramos: o girassol é totalmente aproveitado na culinária. Nada acontece por acaso. Tente perceber o significado dos acontecimentos, eles podem esconder oportunidades de ouro .


Lavanda:
sempre presente nos banhos dos antigos gregos e romanos, seu nome deriva do latim lavare (lavar). A fragrância única da lavanda sugere tranqüilidade, pureza, frescor e limpeza. Muito conhecida na Antigüidade por repelir insetos e pelo perfume duradouro, era usada para disfarçar o mau cheiro das casas e das ruas. A flor pode ser usada como chá ou, cristalizada, como ingrediente na decoração de sobremesas.

Alivia dores de cabeça, fraqueza e crises nervosas. Acelera cicatrização e ainda combate a acne. Limpe a cabeça dos pensamentos negativos. Tome um banho aromatizado com óleo de lavanda e deixe a água levar embora tudo o que incomoda e não serve mais. Você vai se sentir muito mais leve e livre .


Lírio:
eterna inspiração de grandes pintores, o lírio foi usado na obra Anunciação, de Leonardo da Vinci, para simbolizar a virgindade de Maria. Egípcios e gregos sabiam manipular as flores para tratar ferimentos e queimaduras. Representa a pureza do coração, sendo um prenúncio de boas-novas. Dê um tempo para que os acontecimentos tomem seu curso natural. Quando surgem a impaciência e a ansiedade, é momento de acalmar os sentimentos e deixar a sabedoria superior apresentar o caminho, a solução. (10 dicas para você dormir melhor)

Margarida:
a flor dá um toque singelo a qualquer ambiente. É tão versátil, que mesmo nas decorações mais requintada mantém o brilho. Ela se abre ao sol cheia de energia, iluminando os nossos jardins. Um lembrete de que a luz volta depois de uma noite escura. Celebre com entusiasmo a vida que floresce a cada nova manhã .


Miosótis:
símbolo da felicidade e do amor sincero. Tem o poder de confortar o corpo e a alma dar forças a quem perdeu um ente querido e até mesmo o gosto pela vida. Age contra problemas pulmonares. Devemos aceitar o que nos cabe no momento. Se não possuímos o que tanto desejamos, talvez seja porque não estamos prontos para assumir a responsabilidade que a tão almejada conquista possa representar .


Verbena:
era usada pelos gregos no elixir do amor e, entre os romanos, para purificação espiritual. Compressas feitas com infusão de folhas de verbena aliviam olhos casados e pálpebras inchadas. Também tem ação sedativa e digestiva. Uma planta de muitos dons: atrai o amor, afasta o sofrimento, é afrodisíaca para os homens e suas sementes trazem prosperidade por onde quer que floresçam. A vida pode ser mágica se pudermos incluir, em nossa agenda atribulada, alguns momentos junto à Natureza. (um bom banho alivia a alma)



texto6Ds