PUBLICIDADE

Como relaxar diante de momentos decisivos

Algumas situações podem gerar insegurança e ansiedade. Veja dicas para lidar com esses sentimentos

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Quais são para você os momentos decisivos? Faça uma pequena pausa mental na leitura para pensar sobre o tema. O que de fato é significativo, importante para sua vida e nas suas tomadas de decisão?

Diversos podem ser os fatores considerados decisivos, como uma entrevista de emprego, falar em público, reuniões, questões de relacionamento, mudanças (de casa, cidade, país, estilo de vida, emprego), escolha de cursos, ter ou não ter filhos e por aí vai...

O que esses temas têm em comum é que não envolvem apenas a capacidade de escolha e as consequências, mas também todo o papel da participação dentro dos processos, a performance naquele determinado momento e a expectativa de ficar bem com as situações.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Porém, é importante destacar: expectativas em excesso atrapalham as boas escolhas. O desejo de se dar bem, de ter o seu valor confirmado, de ser feliz e ter o tão desejado sucesso pode não ser suficiente para trazer calma e bem-estar. A vontade de triunfar pode pesar demais e, então, virar auto cobrança no momento da tomada de decisão.

Normalmente, o que mais pesa nesses momentos decisivos são os sentimentos que a pressão e a auto cobrança geram, como medo de errar, preocupação em se arrepender, perda do controle emocional, pensamentos pouco conclusivos, confusão, insegurança, entre outros.

É normal que a tomada de decisão gere apreensão, mas se, nesse momento, você se perder na própria insegurança fica ainda mais difícil de lidar com a situação. Por isso, é fundamental se questionar sobre o que está sentindo: "eu sinto muita ansiedade?"; "de onde vem essa minha insegurança?".

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ou seja, para entender melhor os sentimentos que temos em momentos decisivos, devemos buscar entender, principalmente, a estrutura que leva à dificuldade de se centrar, focar e lidar com situações importantes.

O que fazer ante momentos decisivos?

Quem sente insegurança em momentos decisivos pode trabalhar a segurança emocional, por exemplo, recordandoos sucessos já alcançados ou até mesmo procurar encontrar uma solução para cada pensamento negativo que vem à mente.

Já que enfrenta ansiedade pode realizar práticas de respiração, relaxamento corporal, meditação (foco no presente) para não se perder na agitação da ansiedade e da preocupação com o futuro. Quem está com pensamentos confusos pode, ainda, fazer listas de pensamentos para organizar melhor as ideias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além, disso, é possível cuidar da própria saúde mental e emocional em momentos importantes por meio de algumas ações:

Lembrando também que a psicoterapia sempre é bem-vinda, assim como técnicas de programação neurolinguísticas (PNL), coaching de vida, psicoterapia breve etc. O intuito é sempre buscar por meio desses tratamentos mais bem-estar, mudanças positivas e equilíbrio emocional.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sucesso naquilo que você busca e até breve!