PUBLICIDADE

Pessoas ciumentas compram para chamar atenção, diz estudo

O ciúme foi descoberto como um motivador para consumidores comprarem coisas que chamem a atenção do companheiro

Você sente muito ciúme do seu parceiro? E dos amigos? Pensando nesse sentimento tão comum e incômodo, a pesquisadora PhD Xun Huang, da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, decidiu investigar se este seria um motivador de gastos excessivos. Os cientistas descobriram que o ciúme pode fazer os consumidores comprarem coisas para chamar a atenção do companheiro.

Para essa conclusão, ela e sua equipe realizaram uma série de cinco experiências diferentes, nas quais os resultados revelaram que sentimentos de ciúme aumentam o desejo de comprar produtos que chamem atenção, como roupas cheias de cores, por exemplo. A pesquisa foi divulgada no Journal of Consumer Psychology.

"Acreditamos que esse efeito não se restringe apenas ao ciúme nos relacionamentos entre casais", diz Huang. "As crianças podem ter ciúmes do relacionamento de um irmão com seus pais ou os trabalhadores podem ter ciúmes da relação íntima de um colega com um supervisor".

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, os pesquisadores também descobriram que o desejo de comprar algum produto desaparece quando existe pouca chance de ele ser notado pela outra pessoa. Os participantes da pesquisa que estavam vivenciando o ciúme foram mais propensos a comprar um abajur de ouro chamativo para o seu escritório, onde a peça seria vista por mais gente. Porém, se eles estavam comprando o mesmo item para o seu quarto, o interesse em uma versão extravagante era a mesma do que por uma peça mais discreta.

Também foi descoberto que o desejo de captar a atenção de alguém com produtos chamativos superou qualquer receio pelo risco de constrangimento. Em um experimento, os participantes foram convidados a imaginar que tinham sido convidados para uma festa. Um grupo tinha sido convidado para uma festa a fantasia organizada por amigos e o outro grupo tinha sido convidado para uma festa de boas-vindas formal para novos membros da equipe em sua empresa.

Assim, eles foram convidados a escolher se preferiam usar um par de óculos de sol comuns para a festa ou um par único e mais atraente. Os participantes que estavam experimentando sentimentos de ciúme optaram por usar óculos de sol atraentes para ambos os tipos de festas, mesmo que isso significasse atrair uma atenção negativa na festa de trabalho formal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)