PUBLICIDADE

Você terá a mesma personalidade daqui 50 anos? Ciência responde

Estudos sugerem que nossos traços de personalidade intensificam-se com o passar dos anos

É de conhecimento comum que mudamos com o passar dos anos. A maturidade e as experiências que vivemos transformam nossas personalidades. Mas o quão intensa é essa mudança? E existe algo que permaneça da mesma forma dentro de nós? Um novo estudo realizado pela Universidade de Houston responde estas questões.

Para os pesquisadores, nossos traços tendem a ficar mais fortes com o passar do tempo. E nossa percepção de mudança depende do quanto nos comparamos uns aos outros. Indivíduos jovens e emocionalmente estáveis apresentam grandes chances de continuarem com este traço em idade avançada.

Isto não significa que você não amadureceu, pois o próximo já tinha esta característica desde cedo, e apenas continuou desenvolvendo-a por fatores genéticos e externos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como o estudo foi feito

Os cientistas acompanharam um grupo de pessoas por 50 anos. Os participantes da pesquisa preencheram um formulário com questões acerca de suas personalidades em 1960, e repetiram este processo cinco décadas depois.

Resultados

Analisando as respostas dos participantes, seus traços de personalidade apenas intensificaram-se com o tempo. Entretanto, algumas características como a conscienciosidade, a estabilidade emocional e a empatia tornaram-se mais presentes nas pessoas com o passar dos anos.

O estudo sugere que a personalidade é influenciada por fatores genéticos e ambientais. "Nossas descobertas sugerem que a personalidade se mantém estável por toda a vida, mas também se demonstra maleável, pois as pessoas amadurecem com a idade", afirma Rodica Damian, psicóloga e autora do estudo, em entrevista ao Eurekalert.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)