O que acontece quando você caminha 30 minutos todos os dias | Minha Vida
PUBLICIDADE

O que acontece quando você caminha 30 minutos todos os dias

Com apenas 30 minutos diários de caminhada é possível dormir melhor, sentir menos fome, regular a pressão e muito mais

1. Você queima mais calorias

Aliando a caminhada com uma alimentação equilibrada, é possível sim perder medidas e eliminar aqueles quilinhos extra. Para você ter uma ideia, "uma caminhada de 30 minutos gasta, em média, de 180 a 230 calorias", conta o personal trainer Thiago Arias. Imagine então o resultado fazendo uma rápida caminhada todos os dias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2. O seu apetite fica mais controlado

A caminhada ajuda a liberar tensões e isso ajuda a controlar a ansiedade. De acordo com Arias, a ansiedade é um fator que aumenta a vontade de comer. Portanto, quando estamos em movimento, conseguimos diminuir esse impulso e ter menos fome fora de hora. Outra questão é o gasto calórico da atividade física e a alimentação controlada, que traz a perda de peso. "Na maioria dos casos, isso motiva as pessoas a quererem controlar sua alimentação para melhorar seus resultados", ressalta.

3. Sua pressão fica regulada

A caminhada diária pode levar ao aumento da capacidade de fornecer oxigênio para os músculos devido ao aumento da frequência cardíaca (FC), fazendo com que mais sangue atenda a sua demanda energética. "Esse aumento constante da FC estimula a angiogênese, que nada mais é do que o aumento dos vasos sanguíneos. Isso faz com que a pressão arterial esteja sempre controlada ou diminua em pessoas hipertensas, tornando o seu sistema cardiovascular cada vez mais eficiente, ou seja, atendendo cada vez melhor a demanda, porém trabalhando menos", explica o especialista em treinamento de força e fisiologia do exercício Yuri Barros Ramos, da academia Bluefit.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4. Você vai ter noites de sono melhores

"A caminhada equilibra os níveis de ansiedade, libera hormônios do bem-estar, como a endorfina, o que pode melhorar a qualidade de sono", conta Arias. Então, se o seu problema for na hora de dormir, que tal dedicar 30 minutinhos todos os dias à caminhada?

5. Você pode fazer mais amigos

Mesmo com apenas 30 minutos por dia, sempre surge aquela preguiça de vez em quando. Mas, para não deixar o desânimo te pegar, uma ótima forma é ter um grupo de amigos juntos para um incentivar ao outro. "A caminhada pode ser realizada em grupo, o que torna sua prática mais motivadora. Ela pode nos trazer outros tipos de benefícios que não são somente fisiológicos, mas são também de cunho social e psicológico", lembra Yuri.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

6. Sua diabetes tipo I fica controlada

"A contração dos músculos durante a caminhada ajuda no transporte da glicose sanguínea circulante para dentro das células. Essa contração estimula a translocação GLUT-4, uma proteína intracelular, a qual se move até a membrana para captar a glicose na corrente sanguínea. É por meio desse mecanismo que prevenimos e controlamos a diabetes tipo I", explica Yuri.

7. Melhora a sua densidade óssea

A contração muscular causada pelo impacto da caminhada também tem outro benefício: "Essa contração e a contra resistência do solo faz com que melhoremos o sistema locomotor e assim consequentemente a nossa densidade óssea melhora também", diz Yuri. Por consequência, uma melhor densidade óssea previne a osteopenia e a osteoporose.

Como melhorar o resultado

Claro que a caminhada é excelente para a saúde, mas após algum tempo os benefícios podem "estacionar", especialmente a queima calórica. "Com certeza caminhar todos os dias é muito melhor do que ser sedentário, mas chega uma hora que o corpo precisa de novos estímulos e adaptações para ter mais gasto calórico", destaca Thiago. "A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que todos os dias com 30 minutos de caminhada já é possível ter benefícios em relação à saúde e qualidade de vida, mas mesmo assim o ideal é aliar outras atividades que exijam mais de nosso corpo. Exercícios resistidos, variar intensidades como treino intercalado de caminhada com trote já melhora muito mais essas estatísticas", dá a dica o personal.