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6 dicas para deixar seu tênis mais confortável para correr

Posição dos cadarços pode evitar unhas pretas, bolhas e até mesmo joanetes

Seja na esteira, no parque ou na rua, saiba que os cadarços de seu tênis de corrida servem muito mais do que simplesmente amarrar e deixar seus calçados atados. Afinal, algumas estratégias usando cadarços podem deixar seus tênis mais confortáveis e evitar pés machucados.

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Desta forma, até mesmo mudar a forma de amarrar os sapatos é capaz de proporcionar alívios e evitar unhas pretas. Para isso, Victor Ornelas, especialista em calçados esportivos e Ciência do Esporte, e Eric Sach, engenheiro e expert em confecção de tênis, dão algumas dicas - extraídas da entrevista ao site SELF.

ANTES: Verifique se seu tênis se encaixa perfeitamente

Calçar um tênis que não é o ideal para seu tipo de pé pode render futuras (e graves) lesões. Para checar isso, verifique se a parte mais larga do pé (onde os dedos flexionam) têm a mesma largura do sapato onde este também se dobra.

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Seu tênis deve ter a parte mais larga correspondente à largura do seu pé - Foto: Shutterstock
Seu tênis deve ter a parte mais larga correspondente à largura do seu pé - Foto: Shutterstock

Se você escorrega seu calcanhar para frente, isso não necessariamente quer dizer que seu tênis está largo. Pelo contrário: quando seu pé tenta, ao correr, se flexionar em uma parte onde o sapato não está projetado para ser dobrado, a tendência é que seu calcanhar suba para que o pé consiga ser flexionado. Isso faz com que seu pé se projete para frente e fique "prensado", causando atritos que levam a bolhas.

Ir a uma loja de calçados esportivos tende a ser mais adequado, pois lá você encontrará especialistas que identificarão problemas e te ajudarão a escolher o tênis ideal ao formato e tamanho de seu pé.

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Está na dúvida sobre o tamanho? Sach recomenda escolher um número maior. Geralmente as pessoas optam por um número menor ao comprar tênis de corrida, mas se esquecem que, ao praticar corrida, os pés podem ficar inchados.

Agora, vamos às dicas! Elas te ajudarão a distribuir a pressão do laço e evitar pontos doloridos nos pés. É importante saber que ilhós são os buracos por onde os cadarços passam; a parte superior (primeiros ilhós) são a área mais próxima do calcanhar; e a parte inferior (últimos ilhós) são a área próxima aos dedos.

Dica 1: Para evitar bolhas (método 1)

Este método é conhecido como "bloqueio do calcanhar", evitando que o calcanhar escorregue e ocasione bolhas no pé.

Porém, não o use para correr longas distâncias, pois o método pode causar pressão sobre os tendões e impedir a mobilidade do tornozelo.

Foto: Reprodução/SELF
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Dica 2: Para evitar bolhas (método 2)

Este método também serve para evitar o deslizamento do calcanhar e, então, bolhas - e é o preferido de Sach neste quesito.

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Dica 3: Para evitar pressão no peito do pé

Ter um peito do pé alto significa que a parte superior do pé está um pouco mais alta no meio. Isso pode levar a pressões e irritações no peito do pé enquanto estiver de tênis.

A ideia deste método é, então, ter um laço que possa fazer com que o tênis acomode esse peito do pé alto, reduzindo a pressão.

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Dica 4: Para pés com joanetes

Esta dica é muito útil para corredores que tem a frente do pé mais larga. Deixar a frente do tênis um pouco mais larga pode tanto acomodar como prevenir joanetes;

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Dica 5: Para deixar o pé mais folgado

A solução que parece mais óbvia para ter pés mais folgados é comprar um sapato mais largo, claro. Mas esta não é a única alternativa.

Foto: Reprodução/SELF
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Dica 6: Para evitar unhas pretas

Se seu tênis de corrida está um pouco apertado, este truque pode te ajudar a evitar unhas pretas e outras feridas nos dedos do pé.

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