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Flexão plantar: qual é o melhor treino e como evitar lesões

O exercício tem como objetivo fortalecer os músculos da panturrilha, melhorar o equilíbrio e evitar lesões em outros esportes

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O que é a flexão plantar?

A flexão plantar é um exercício físico muito comum voltado para as panturrilhas. Também conhecido como extensão, o treino básico consiste no levantamento do corpo com os pés, utilizando os músculos da região. Existem, ainda, outras formas de realizar o treino de flexão plantar. Veja, a seguir, quais são as principais variantes, os músculos do corpo trabalhados no exercício, para quem é indicado e como evitar lesões.

Como é o treino correto de flexão plantar?

Como qualquer exercício físico, para que um resultado satisfatório seja observado, é preciso que a execução da atividade seja feita corretamente. Ariane Felicíssimo, instrutora de Running Class na Bodytech Eldorado, orienta sobre a execução:

Na parede

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Encoste o corpo completamente na parede. Flexione os joelhos a 90° e mantenha isometria. Na sequência, eleve os calcanhares controlando a força nos dedos dos pés.

Posição deitada

Deite-se no chão e eleve uma das pernas, esticando-a com um elástico ou um cinto entrelaçado na ponta do pé. Movimente o pé levando as pontas dos dedos em direção ao teto e retornando em sua direção. Repita o processo do outro lado.

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Posição sentada

Com as pernas apoiadas e os pés livres para poder movimentar, repita a mesma movimentação que o exercício deitado. Não esqueça de segurar firme o elástico ou cinto que estiver usando.

Benefícios da flexão plantar: quais partes do corpo são trabalhadas?

De acordo com Ariane, a flexão plantar fortalece os músculos gastrocnêmio e sóleo, que formam a panturrilha, assim como os tendões e ligamentos da região, como o tendão calcâneo e os ligamentos extensores e flexores dos pés. "Lembrando que pés fortes também proporcionam maior estabilidade, evitando quedas e torções, principalmente na terceira idade".

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Há alguma contraindicação?

A flexão plantar é indicada para todas as pessoas, sem restrição de idade ou gênero. "É uma atividade essencial na manutenção física e na qualidade de vida. Atletas de corrida, futebol, ciclismo e tênis, principalmente, fazem fortalecimento frequente das panturrilhas, já que é um músculo muito requisitado nesses esportes."

Cuidados com lesões

Lesões geradas pelo treino de flexão plantar são raras, mas podem acontecer. É bastante comum, também, que o exercício faça parte do plano de recuperação após rompimento de ligamentos ou tendões.

"Nesses casos, com o tratamento e acompanhamento adequado, primeiramente de um fisioterapeuta e, então, de um profissional de educação física, a recuperação é total."

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É importante lembrar que é sempre importante haver orientação e supervisão de profissionais da educação física, assim como a utilização de equipamentos adequados para a realização dos treinos para que as lesões sejam evitadas.