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Iniciar exercícios depois dos 40 anos reduz mortalidade em até 35%

Nunca é tarde para fazer atividade física: veja ainda exemplos de atividades para cada faixa etária

Tem mais de 40 anos e acha que já passou da idade para começar a praticar exercícios? Então, é hora de abandonar este tabu. Saiba que quem inicia atividade física na meia idade reduz o risco de mortalidade no mesmo nível que pessoas que se exercitam desde a adolescência.

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Os dados são de estudo publicado na revista científica de medicina Jama feito com 315.059 participantes. A redução de mortalidade para todas as causas (incluindo doenças cardiovasculares e câncer) àqueles que se exercitam desde a adolescência foi de 29% a 36%. Já para quem começou a se exercitar depois dos 40 anos, esta taxa sobre para 32% a 35%. Porém, a média entre os percentuais é bastante similar para ambos grupos analisados.

Os pesquisadores afirmam que, apesar da prática de atividade física a longo prazo ser importante para diminuir a mortalidade, há evidências de que se tornar ativo mais tarde na vida adulta (entre 40 e 61 anos) também proporciona benefícios à saúde.

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Não é porque as vantagens são iguais que você deva só pensar em se exercitar após os 40 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a atividade física em qualquer fase da vida reduz taxas de doenças.

A entidade afirma que pessoas sedentárias têm até 30% mais riscos de morte por doenças do coração e diabetes comparadas a quem faz no mínimo 30 minutos de atividade física por dia, cinco vezes por semana, sejam estas moderadas ou vigorosas. A diferença entre ambos os tipos é que a atividade moderada não acelera tanto os batimentos cardíacos e evita deixar a pessoa ofegante; assim, a vigorosa é mais intensa.

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Exemplos de atividades físicas moderadas:

Exemplos de atividades físicas vigorosas:

Veja o que a OMS recomenda sobre tempo de atividade física para cada faixa etária:

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Idade Tempo de atividade semanal Nível de intensidade semanal
5 a 17 anos Mínimo de 60 minutos Moderada a vigorosa
18 a 64 anos Mínimo de 150 minutos Moderada
Mínimo de 75 minutos Vigorosa
>64 anos Mínimo de 150 minutos Moderada
Mínimo de 75 minutos Vigorosa

(Fonte: OMS)

Para benefícios adicionais, como fortalecimento dos músculos, e maior qualidade de vida, a organização recomenda:

Idade Tempo de atividade semanal Nível de intensidade semanal
18 a 64 anos Mínimo de 300 minutos Moderada
Mínimo de 150 minutos Vigorosa
>64 anos Mínimo de 300 minutos Moderada
Mínimo de 150 minutos Vigorosa

(Fonte: OMS)