Ramiele Calmon é especialista em saúde da mulher no climatério e menopausa, e desenvolveu o Método de Emagrecimento RC.É...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iManter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, pode ajudar a prevenir o câncer de mama. Nesse sentido, é importante apostar em uma alimentação antioxidante e anti-inflamatória, rica em fibras e nutrientes, como betacaroteno, selênio, zinco, vitaminas A, C e E e ômega 3.
Reduzir o consumo de alimentos associados ao maior risco de câncer de mama também é fundamental para a prevenção. “É preciso evitar o consumo excessivo de alimentos processados, ricos em açúcares, gordura trans e aditivos químicos, assim como o consumo de álcool”, explica a nutricionista Ramiele Calmon.
Saiba mais: Como prevenir o câncer de mama: da alimentação à mamografia
A seguir, confira a lista que o MinhaVida separou de alguns alimentos que, além de ajudarem a trabalhar a conscientização da educação nutricional, contribuem para a prevenção do câncer de mama!
1. Brócolis
O brócolis é rico em sulforafano, um composto que demonstrou inibir o crescimento de células de câncer de mama e reduzir o risco de desenvolvimento da doença.
2. Morangos
Os morangos são uma excelente fonte de antioxidantes, como a vitamina C e o ácido elágico, que podem ajudar a proteger as células do corpo contra danos que podem levar ao câncer.
3. Peixes gordos
Peixes como salmão, sardinha e truta são ricos em ácidos graxos ômega 3, que têm propriedades anti-inflamatórias e podem reduzir o risco de câncer de mama.
4. Tomates
Eles contêm licopeno, um antioxidante que tem sido associado à redução do risco de câncer de mama, pois pode ajudar a combater o crescimento das células cancerígenas.
5. Chá verde
É rico em catequinas, compostos que demonstraram ter propriedades anticancerígenas, incluindo a prevenção do câncer de mama.
6. Nozes
As nozes são uma boa fonte de ácidos graxos ômega 3, além de antioxidantes e fitoquímicos que podem ajudar a reduzir o risco de câncer de mama.
7. Cúrcuma
A cúrcuma contém curcumina, um composto com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a prevenir o câncer de mama.
Saiba mais: Outubro Rosa: como surgiu e por que falar sobre câncer de mama