Nutricionista com especialização em gestão de negócios e serviços de nutrição. Atua há 24 anos como gestora em serviços...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Depois da celebração, acordar com um certo mal-estar, infelizmente, é mais comum do que gostaríamos. Normalmente, sintomas como má digestão, dor abdominal, inchaços e, principalmente, dor de cabeça, costumam surgir após excessos em relação a comida e/ou bebidas.
Porém, de acordo com Andrea Marinho Marti, nutricionista responsável pelo Serviço de Nutrição Hospital Santa Paula, existem meios simples de evitar, ou mesmo, minimizar os impactos do pós-festa. Confira!
Leia também: Energéticos: por que é preciso tomar cuidado no Carnaval?
Como minimizar os efeitos do pós-festa?
Para melhorar o mal-estar comum do pós-festa, Andrea recomenda investir na reposição de nutrientes e de água ao organismo. “O ideal, é retomar o mais breve possível com os hábitos alimentares saudáveis, com a ingestão de frutas, legumes, grãos integrais, carnes magras, além de reforçar hidratação”.
A nutricionista destaca ainda que para desinchar e desintoxicar o corpo, há algumas bebidas que podem ajudar. Dentre as recomendadas, estão:
1 - Água
A água auxilia nos processos naturais de desintoxicação do corpo, ajudando a eliminar resíduos e toxinas através da urina, transpiração e fezes. Manter a ingestão adequada de água também ajuda no combate a retenção de líquidos — responsável pelo inchaço.
2 - Água de coco
Além de possuir efeito diurético natural e também favorecer a eliminação de toxinas do corpo, a água de coco é uma excelente fonte de eletrólitos, como potássio, sódio e magnésio, que são eficazes na reidratação após esforços físicos ou em casos de desidratação leve.
3 - Chá de hibisco
Além de conter efeito diurético — que auxilia na redução do inchaço causado pela retenção de líquidos, o hibisco contém antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres do corpo.
4 - Chá verde
O chá verde é rico em catequinas, que têm propriedades antioxidantes e podem auxiliar na redução da inflamação causada pelo excesso de bebida e/ou comida.
5 - Suco de laranja
A laranja é uma excelente fonte de vitamina C, que também atua como antioxidante e pode apoiar o sistema imunológico. Além disso, o alto teor de água nas laranjas e no suco de laranja ajuda na hidratação e auxilia na eliminação de toxinas do corpo.
6 - Suco de vegetais verdes
Vegetais verdes, como espinafre e couve, são ricos em fibras, o que pode auxiliar na saúde digestiva. O suco fornece nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, que contribuem para a saúde do corpo como um todo.
7 - Bebidas isotônicas
As bebidas isotônicas têm como principal função a reposição dos líquidos e sais minerais, como sódio e potássio, perdidos durante momentos de extremo esforço físico ou por causa de bebidas que causam algum tipo de desidratação.
Leia também: Detox: sucos, receitas e cardápio completo para a dieta
Quando o mal-estar pode ser preocupante?
O mal-estar pós-festa, geralmente, é passageiro e melhora com o tempo — principalmente quando a pessoa adere à hidratação adequada e a uma dieta equilibrada.
No entanto, é importante estar ciente dos sinais de alerta que podem indicar uma situação mais preocupante. Dor abdominal aguda, febre e sinais de desidratação como boca seca, urina escura e confusão mental, podem ser indicativos de complicações mais sérias e, neste caso, é fundamental procurar ajuda médica.
Saiba mais: Desidratação: o que é, sintomas, tratamento e como evitar