
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
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O chefe malvado, à la Miranda Priestly em O Diabo Veste Prada, já saiu de moda há muito tempo. Hoje em dia, pessoas que lideram com autenticidade tendem a ser emocionalmente inteligentes — ou seja, reconhecem e gerenciam suas próprias emoções e também as dos outros.
Tudo isso exige uma comunicação extremamente assertiva, com uma linguagem acessível, na qual certas frases se tornam fundamentais. Anotamos cinco delas que podem destacar você como um líder mais empático.
1. "Eu entendo"
Uma frase simples que pode mudar completamente o rumo de uma conversa, pois transmite validação emocional. Ajuda a reduzir o estresse ou a frustração do outro. Estudos científicos mostram que, quando as pessoas se sentem emocionalmente validadas, seus cérebros apresentam menor atividade em regiões ligadas à ameaça e maior atividade em áreas associadas à conexão social.
2. "Por quê?"
Além de demonstrar um interesse genuíno em entender melhor uma proposta, essa pergunta também o estimula a refletir sobre seu próprio raciocínio diante da situação. No entanto, ela deve ser usada com um tom curioso, e não acusatório. Essa pequena diferença faz toda a diferença — e ainda incentiva os outros a pensarem de forma mais consciente sobre os pontos que estão levantando.
3. "Como posso ajudar?"
Uma frase essencial para engajar-se na busca por uma solução conjunta. Se você é líder de uma equipe, incluir essa pergunta nas conversas é fundamental. Assim, você não transfere o peso da resolução dos conflitos apenas aos colaboradores, mas participa ativamente, oferecendo apoio e contribuindo para resolver os problemas.
4. "Nós"
Usar o pronome no plural no ambiente de trabalho faz com que os colaboradores se sintam mais incluídos. Isso transmite um senso de comunidade e pertencimento, o que é crucial para gerar segurança, bem-estar e um espírito de colaboração entre os membros da equipe — fatores essenciais para um bom desempenho coletivo.
5. "Obrigado"
Uma palavra simples, mas poderosa, que nunca deve ser esquecida — especialmente no ambiente profissional. É claro que os colaboradores estão ali para cumprir suas funções, mas um “obrigado” após a conclusão de um projeto reconhece o esforço e o empenho envolvidos. E isso não é apenas uma questão de gentileza: estudos mostram que expressar gratidão no ambiente de trabalho ajuda a reduzir o estresse e melhora o clima organizacional.