
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

No nível psicológico, QI e inteligência não são sinônimos, embora às vezes os utilizemos como tal. O QI é uma medida fragmentada de inteligência que se concentra em certos domínios, como linguagem ou raciocínio espacial, enquanto negligencia outros domínios que também são relevantes para a vida cotidiana.
Estou dizendo isso porque vamos falar sobre inteligência no trabalho, especificamente alguns sinais que identificam pessoas com menos inteligência. Lembre-se de que isso não significa que você não possa ter um QI alto.
Albert Einstein disse que todos somos gênios, “mas se você julgar um peixe pela sua capacidade de subir em uma árvore, ele viverá a vida inteira acreditando que é inútil”. Cada pessoa tem habilidades diferentes que a tornam única, mas existem alguns comportamentos que podemos observar em nosso ambiente de trabalho que indicam que a pessoa com quem estamos lidando não é brilhante.
E se trabalharmos em equipe, esses comportamentos podem nos prejudicar. A boa notícia: a inteligência pode ser desenvolvida de muitas maneiras, e explicaremos brevemente como para cada comportamento.
Não tem pensamento crítico
O pensamento crítico é a capacidade de reunir e analisar informações para chegar a uma conclusão específica. É importante em praticamente todos os mercados de trabalho e aplicável a uma ampla variedade de empregos.
Quando praticamos o pensamento crítico, melhoramos nossas habilidades de resolução de problemas e tomada de decisões analíticas baseadas em dados. Como você pode ver, essa habilidade é extremamente útil em um ambiente de trabalho.
Quando nos falta pensamento crítico, corremos o risco de cair no efeito manada, o hábito de adotar comportamentos e crenças porque outras pessoas fazem o mesmo, sem questionar ou analisar nada antes.
Francis Bacon disse em 1605 que o pensamento crítico é ter o desejo de pesquisar, a paciência para duvidar, o amor para meditar, a lentidão para afirmar, a disposição para considerar, o cuidado para colocar em ordem e o ódio por todo tipo de impostura.
Para desenvolver o pensamento crítico, é melhor começar questionando o que lemos e ouvimos e investigando a veracidade ou não das informações que recebemos de diferentes fontes.
Tem um vocabulário limitado
Recentemente falamos sobre algumas palavras cujo uso excessivo é melhor evitar, pois elas não nos impactam positivamente. "Quando você usa essas palavras como preenchimento repetida e excessivamente, cria a percepção de que você não está bem preparado", disse a especialista em oratória e consultora Paula Statman à BBC.
Se quisermos aumentar nosso vocabulário, a solução é simples: leia mais e, quando não entender algo, procure seu significado. Pouco a pouco você irá adicionando palavras ao seu discurso sem nem perceber.
Leia também: Ter uma vida com bem-estar vai além da academia e alimentação: veja aqui 5 coisas que também te trazem isso
Sempre resiste à mudança
Quando falamos de inteligência emocional, falamos também da capacidade de mudar e aprender ao longo da vida. Então, se você ouvir alguém dizer: "Eu sou assim e não vou mudar", fica claro que essa pessoa não é emocionalmente inteligente, porque a mudança é inerente aos seres humanos.
Ouvir outra pessoa quando ela fala nos permite aprender e descobrir diferentes perspectivas, o que é um bom começo para ver outras realidades e fazer as coisas de maneira diferente. Além disso, podemos tentar sair da nossa zona de conforto experimentando novos hobbies, o que nos permite experimentar mudanças a partir de uma perspectiva de lazer que podemos então transferir para o trabalho.
Nega cometer erros e não aprende com eles
Todos nós cometemos erros. Faz parte da vida e não existe pessoa que não cometa erros porque ninguém é perfeito. Mas a capacidade de reconhecer erros, aprender com eles e crescer é uma característica que mostra que somos inteligentes.
Uma pessoa inteligente sabe que pensar que você está sempre certo e que sua verdade é absoluta é um erro. Se alguém em nossa equipe apresentar esse comportamento, você o verá cometer o mesmo erro repetidamente, sem parar para pensar no porquê ou no que isso causa e nunca ajustar suas ações para parar de cometê-lo.
Não se trata de erros ocasionais que todos cometemos, mas sim de não aprender com os fracassos e repetir o mesmo erro diversas vezes sem que nada mude no processo.
Ele não é curioso
Um dos sinais mais óbvios de inteligência é a curiosidade. Na verdade, a curiosidade também é uma característica que pessoas talentosas têm em comum. A inteligência está geralmente ligada ao desejo de aprender e explorar e, embora cada pessoa tenha interesses diferentes, alguém inteligente demonstrará uma abertura geral ao aprendizado. Sem curiosidade, o crescimento intelectual pode ser significativamente limitado.
Leia também: Se você possui essas 5 características, você tem mais inteligência emocional que a maioria