Substituir o leite integral pelo desnatado previne o colesterol alto nas crianças?
Clínico geral e nutrólogo, diretor da clínica Dr. Roberto Navarro. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz...
i
Crianças em fase de crescimento precisam de gordura para que haja um adequado desenvolvimento cerebral, então não se receita o desnatado. Ele pode usar o semidesnatado. Mas o ideal é sempre consultar o pediatra.
Médica Nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)/AMB/CFM com Especialização em Terapia Nutricional e Nutr...
i
A diferença entre o leite desnatado e o integral é visível principalmente quando viramos o copo. No leite integral observamos uma camada grossa, enquanto no desnatado ela some rapidamente. Portanto, aparentemente o leite integral é mais grosso que o desnatado.
O que muda nos diversos tipos de leite é a quantidade de gordura e de um nutriente: o ácido linoleico conjugado, CLA. O leite integral tem o ácido linoleico, mas possui muita gordura, sendo mais indicado para crianças que não tenham problemas de obesidade.
O leite semidesnatado possui o ácido linoleico e uma dose menor de gordura, indicado por qualquer pessoa saudável. O leite desnatado tem menos colesterol que o semi desnatado, e este menos que o integral, enquanto que para a quantidade de gorduras insaturadas e ômega 3, a ordem se inverte: o leite integral é o que possui maiores quantidades.
O ideal é sempre escolher o tipo de leite melhor para cada faixa etária. Para crianças maiores de 2 anos o mais indicado é o leite integral porque nessa fase é necessário maior quantidade de energia para o crescimento e desenvolvimento.
Os adolescentes também necessitam de preferência do leite integral devido à fase de estirão. Mas devido ao alto índice de obesidade infantil e diagnósticos de hipercolesterolemia (aumento de colesterol no sangue) muitas vezes pode ser recomendado a troca de leite integral pelo desnatado, mas sempre com a ajuda de um profissional na área da saúde supervisionando.
Cranberry pode ser consumida na gravidez?
O uso de cranberry em grávidas não é recomendado pela falta de estudos de segurança. Necessário avaliar com o médico individualmente.
Como acalmar o choro do bebê?
O manejo do choro do bebê não tem uma regra fixa, pois envolve compreender as suas necessidades: fome, troca de fraldas, conforto térmico, posição, sono, alguma evidência clínica de doença e, não menos importante, sua necessidade de colo e carinho.&n...
[ Continuar lendo ]Quais são os alimentos com maior risco de alergia para o bebê?
Há alguns alimentos com mais chance de provocar alergia no bebê, como ovo, amendoim, frutos do mar, castanhas, trigo, leite, gergelim e soja. Porém, é importante oferecer esses alimentos na chamada “janela imunológica” do bebê, que acontece entre sei...
[ Continuar lendo ]