PUBLICIDADE

Consumir tomates e maçãs ajuda a restaurar pulmão de ex-fumantes

Um estudo feito nos Estados Unidos indicou uma melhora nas funções do sistema respiratório em pessoas que ingeriram mais frutas

Já não é segredo que manter uma dieta saudável ajuda no bom funcionamento do organismo. Mas, um novo estudo realizado pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos, mostrou que comer três maçãs ou dois tomates frescos por dia ajuda a amenizar o declínio natural das funções do pulmão e repara os danos causados pelo cigarro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A pesquisa, feita em parceria com o Imperial College de Londres, constatou que, no período de 10 anos, as 680 pessoas que consumiram pelo menos dois tomates e três porções de frutas in natura (sem conservantes), apresentaram uma melhora significativa no sistema respiratório, principalmente nas funções pulmonares, em relação àqueles que comiam apenas uma porção por dia.

Para chegar a essa conclusão, os adultos foram submetidos a teste de espirometria, que mede quanto uma pessoa inspira e expira, além de calcular a velocidade dessas ações. Os pesquisadores também constataram benefícios em pessoas que nunca fumaram, entretanto, aos resultados mais significativos foram vistos em ex-fumantes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Nosso estudo sugere que comer mais frutas com regularidade atenua esse envelhecimento - do pulmão - e pode até reparar os estragos feitos pelo cigarro. Essa dieta ainda pode ajudar a combater o diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva crônica [DPOC] no mundo todo", declarou Vanessa Garcia-Larsen, professora na Johns Hopkins e principal autora da pesquisa.