PUBLICIDADE

Nova tecnologia é esperança para pacientes com paralisia total

Através de nanotecnologia pacientes poderão voltar a recuperar parte dos movimentos

Os cientistas da Universidade Case Western, nos Estados Unidos, conseguiram controlar os músculos de um paciente com paralisia total, em estado inconsciente, enviando pulsos de eletricidade diretamente para os nervos, sem precisar interferir no cérebro. O estudo foi publicado recentemente no Journal of Neural Engineering.

De acordo com os cientistas, a tecnologia marca o início de um futuro promissor para pacientes com algum tipo de paralisia, mesmo os tetraplégicos, que poderão recuperar a capacidade de controlar seus músculos, podendo sentar-se na cama ou até mesmo voltar a andar.

Quando a espinha é lesionada, a conexão que traz os comandos de movimentação no cérebro ? dos nervos até os músculos ? se rompe e os nervos situados abaixo da região que perdeu o movimento ficam inertes, como fios elétricos sem energia. A nova técnica consiste em conectar minúsculos fios elétricos diretamente a esses nervos inativos, permitindo o envio de comandos de forma artificial para movimentar os músculos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O desenvolvimento da nanotecnologia está permitindo a fabricação de fios cada vez mais finos e sua conexão de forma precisa, permitindo selecionar músculos individuais para serem ativados através de comandos artificiais gerados por computador.

Nesta pesquisa, os cientistas demonstraram a possibilidade de controle preciso dos quatro músculos necessários para que uma pessoa possa ficar de pé, o que já seria um avanço sem precedentes para um paciente totalmente paralisado sobre uma cama.

Agora, os pesquisadores estão solicitando autorização às autoridades de saúde para fazer um teste em larga escala da nova técnica, envolvendo um maior número de pacientes e objetivando o controle muscular mais preciso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)