PUBLICIDADE

Mortalidade por câncer diminui no país, aponta INCA

Estudo traz novos números sobre a doença no Brasil

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou novos números da doença no país. Nomeado Informativo Vigilância do Câncer, o estudo contou com informações de 22 Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP) e outros 11 RCBP que compreendiam o período entre1987 e 2009. Os dados revelam queda nas taxas de incidência e mortalidade de alguns tipos de câncer, como o câncer do colo do útero.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A maior redução no número de novos casos e óbitos aconteceu em Curitiba, com -9,4% e -7,9%, respectivamente. Outra cidade que merece destaque é Goiânia, que apresentou quedas significativas de -4,9% no surgimento de novos casos e -3,2% no número de óbitos. São Paulo também mostrou que as ações de controle estão sendo efetivas, registrando diminuição de -7,4% na taxa de incidência e -3,6 na taxa de mortalidade.

Embora os resultados incluam os principais tipos de câncer, três tipos ganharam destaque. O primeiro deles é o câncer de colo do útero. De acordo com o coordenador-geral de Prevenção e Vigilância do INCA, Claudio Noronha, atualmente 44% dos casos desse tipo de câncer são diagnosticados na sua forma in situ (localizado, não invasivo) e as mulheres diagnosticadas precocemente têm praticamente 100% de chance de cura.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As ações anti-tabagistas também parecem estar surtindo efeito. Isso porque a incidência do câncer de pulmão entre os homens sofreu queda de -7,2% ao ano em São Paulo; -5,7% ao ano em Salvador e -3,2% ao ano em Curitiba. Entre o público feminino, também houve queda em algumas capitais. É o caso de São Paulo, que apresentou redução de -3,5% número de casos ao ano. Em João pessoa, porém, a incidência aumentou 21,4% ao ano. A mortalidade cresceu em todas as cidades analisadas.

O último grande destaque foi o aumento das taxas de sobrevida nos casos de câncer de mama, que agora gira em torno de 80%. A doença apresentou queda tanto na incidência quanto na mortalidade em cinco das 11 cidades analisadas. O aumento do número de casos foi restrito às cidades de Porto Alegre (+3,6%), João Pessoa (+3,8%), Aracaju e Goiânia (ambos com +3,0%). Já em relação à queda da mortalidade, ganharam destaque as cidades de Jaú (-10,0%), São Paulo (-1,6%) e Salvador (-3,9%).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)