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Pouca quantidade de exercícios já previne doenças na menopausa

Caminhadas e trocar o elevador pela escada já ajudam a prevenir doenças em mulheres por volta dos 50 anos

Pesquisas mostram que a função metabólica é fundamental para as mulheres prevenirem doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 depois que elas atingem a menopausa. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, descobriram que uma pequena quantidade de exercícios físicos pode contribuir para a saúde feminina na pós-menopausa, por regular a insulina, manter a função metabólica e ajudar a prevenir o ganho de peso significativo.

Os resultados sugerem que as mulheres podem ter um comportamento proativo, não precisando aumentar a atividade física de forma dramática para ver os benefícios na saúde. "Doenças e o ganho de peso estão associados a prevalência da Síndrome Metabólica após a menopausa. A intenção desta pesquisa foi determinar qual o papel dos exercícios para proteger a saúde das mulheres, especificamente as menos ativas", disse Vicki Vieira-Potter, professora de nutrição e fisiologia.

A equipe de pesquisa da Vicki Vieira-Potter comparou o exercício físico em ratos sedentários contra ratos altamente ativos, relacionando com a função metabólica deles. Durante a análise, os ratos poderiam correr por uma roda o quanto desejassem. Os ratos sedentários correram 1/5 a menos do que os ratos mais ativos.

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No entanto, a atividade física limitada ainda manteve a função metabólica e os níveis de insulina normalizados. Além disso, os ratos sedentários tiveram uma redução de 50% no tecido adiposo.

"Estes resultados sugerem que qualquer atividade física, mesmo que em pequena quantidade, pode fazer maravilhas em termos de manutenção da função metabólica. Isto é significativo para as mulheres na pós-menopausa, que precisam lidar com o ganho de peso e com o crescimento do risco de doenças.", comenta a professora.

Vicki Vieira-Potter diz que as mulheres sedentárias podem começar a fazer exercícios simples como:

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- Caminhar regularmente com amigos;

- Usar as escadas em vez do elevador;

- Frequentar aulas de exercícios para iniciantes.

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