PUBLICIDADE

Andar de montanha-russa pode eliminar pedra nos rins

Testes mostraram que a montanha-russa pode ajudar a eliminar as pedras em 70% dos casos

Se você tem cálculo renal, mais conhecido como pedras nos rins, talvez um pouco de adrenalina possa te ajudar com isso. Um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que andar de montanha-russa ajuda a eliminar pedras nos rins, com uma taxa de sucesso de 70%.

A suspeita surgiu após os médicos notarem um padrão entre os pacientes que conseguiram eliminar o cálculo renal logo depois de andar em uma das montanhas-russas do parque Magic Kingdom, em Orlando, a Big Thunder Mountain Railroad.

Mas os cientistas precisavam de mais evidências para comprovar a novidade, então o professor David Wartinger e sua equipe do Departamento de Especialidades Cirúrgicas Osteopáticas criaram um rim 3D, com três pedras dentro, com tamanhos de até 4 milímetros. Com o modelo dentro de uma mochila, ele foi no brinquedo por 20 vezes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No estudo, foi descoberto que os últimos carrinhos são os mais eficientes para eliminar as pedras, atingindo uma taxa de passagem de 70%. Já nos primeiros carros, esse número cai para 16%. Porém, em ambos os casos, a taxa de passagem foi de 100% caso as pedras estivessem na parte superior do rim.

Os cientistas alertam que, para obter os benefícios da montanha-russa, o brinquedo não pode ter loopings e deve atingir no máximo 65 quilômetros por hora. E, claro, não deixe de consultar o seu médico para buscar o tratamento mais adequado para o seu caso.