PUBLICIDADE

Após suspeita de infarto, Felipe Titto é diagnosticado com miopericardite

O ator deu entrada no hospital com queixas de dores do peito e formigamento no braço esquerdo

felipe-titto - Foto: Instagram
felipe-titto - Foto: Instagram

No último domino (22), o ator Felipe Titto deu entrada no Hospital São Luiz, em São Paulo, com queixas de fortes dores no peito e formigamento no braço esquerdo. A suspeita era de infarto, porém, hoje (23) ele recebeu o diagnóstico de miopericardite (infecção viral no miocárdio) e já teve alta.

"A miopericardite é causada por alguns tipos de vírus que são atraídos pelos músculos do coração. Ela pode surgir cerca de duas semanas após o paciente sofrer alguma infecção viral mais forte", conta o cardiologista Roberto Cury, do Lavoisier Medicina Diagnóstica. Por ser causado por vírus, o problema pode atingir pacientes de diversas idades.

Além disso, como muitas pessoas não mencionam que tiveram alguma infecção viral recente, isso atrasa ainda mais o diagnóstico, fazendo com que o paciente até receba alta antes da identificação do problema. "Quando você sabe que houve um quadro infeccioso viral, tem sempre que levar isso em consideração para o diagnóstico", afirma Cury.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os sintomas, como a dor torácica aguda, também podem ser confundidos com o infarto. Por isso, o diagnóstico demora um pouco, pois antes de mais nada os médicos precisam descartar a possibilidade de ataque cardíaco e garantir que a estrutura do coração esteja preservada.

Pelo eletrocardiograma, um dos principais exames para identificar o infarto, não é possível determinar com exatidão a miopericardite. "Só a ressonância cardíaca consegue caracterizar a cicatriz no músculo do coração, indicando infarto ou miopericardite", alerta o cardiologista.

A miopericardite também pode apresentar febre, seguida de dor no peito. Também existe a versão causada por bactérias, porém, é bem mais rara de acontecer. "Normalmente, a miocardite costuma ser branda, sem acometer a função do coração. Porém, existem casos de miopericardite fuminante, que causam insuficiência cardíaca grave", alerta o cardiologista. O tratamento, em geral, é simples e feito com medicação para ajudar o coração a se recuperar mais rápido.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)