PUBLICIDADE

Risco de contaminação por vírus oropouche preocupa especialistas

Vírus é transmitido pelo mosquito ?borrachudo? e pode causar meningite

Especialistas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP - USP) alertam para a possibilidade de o Brasil manifestar mais um surto causado por arboviroses, doenças causadas por mosquitos. Desta vez o vetor em questão é o vírus oropouche.

De acordo com o professor Luiz Tadeu Moraes Figueiredo, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, o vírus oropouche causa febre aguda e, eventualmente, meningite e inflamação do encéfalo e das meninges (meningocefalite).

O vírus oropouche é transmitido pelo mosquito Culicoides paraensis, também conhecido como borrachudo. No entanto, de acordo com o professor de virologia da Faculdade de Medicina da USP, de Ribeirão Preto, Eurico Arruda, já foi comprovado que outros vetores também podem transmitir o vírus, inclusive o Aedes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Figueiredo explica que o vírus oropouche foi registrado no pela primeira vez no Brasil na década de 60 e está presente nas Américas do Sul, Central e no Caribe. Durante muitos anos ficou restrito aos pequenos vilarejos da Amazônia, mas tem se alastrado e atingido grandes cidades do país.

Sintomas

Os sintomas da febre oropouche são semelhantes aos da dengue, podendo fazer com que, muitas vezes, as pessoas contaminadas sejam diagnosticadas de forma errada.

Além de febre alta, os especialistas explicam que a doença causa calafrios, dor de cabeça forte, fotofobia e dor na região lombar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Infectados

Recentemente dois casos da doença foram registrados na Bahia. Um dos casos foi registrado em Lauro de Freitas e o outro em Salvador. Uma das vítimas é uma criança de 10 anos e a outra um adolescente de 16 anos.