PUBLICIDADE

Creme dental e lavar as mãos pode causar resistência a antibióticos

Um ingrediente comum em cosméticos pode produzir superbactérias

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, na Austrália, revelou que um ingrediente comum na pasta de dentes e na lavagem das mãos pode contribuir para a resistência aos antibióticos.

O estudo, conduzido por Jianhua Guo, do Centro Avançado de Gerenciamento de Água da Universidade de Queensland, deu enfoque ao triclosan, substância usada como antisséptico em mais de 2 mil produtos de cuidados pessoais. Os resultados mostraram que uso excessivo e indevido do bacteriostático pode criar superbactérias.

"As águas residuais de áreas residenciais têm níveis semelhantes ou até mais altos de bactérias e genes resistentes a antibióticos em comparação com hospitais, onde é esperado encontrar maiores concentrações de antibióticos", diz Jianhua Guo em estudo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O objetivo da investigação era desvendar se produtos químicos não antibióticos e antimicrobianos, como o triclosan, podiam induzir diretamente a resistência a antibióticos.

O resultado evidenciou que esses produtos químicos são usados em grandes quantidades no cotidiano das pessoas, podendo induzir a resistência a diversas drogas.

De acordo com o diretor do Centro de Gerenciamento Avançado de Água, Professor Zhiguo Yuan, a descoberta deve ser um alerta para reavaliar o impacto potencial de tais produtos químicos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Durante o estudo, os pesquisadores descobriram que diversas pessoas morrem por infecções resistentes aos antimicrobianos, por isso essa resistência causa tanta ameaça à saúde pública globalmente.