PUBLICIDADE

Uma adolescente é infectada pelo HIV a cada três minutos, afirma Unicef

Em 2017, 130 mil crianças e adolescentes com menos de 19 anos morreram em decorrência da aids

Uma recente pesquisa feita pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para as Crianças) descobriu que a cada uma hora, 30 adolescentes entre 15 e 19 anos são infectados pelo vírus do HIV, sendo que a maioria dos casos ocorrem com garotas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O relatório Women: At the heart of the HIV response for children (Mulheres: No coração da resposta ao HIV para crianças - disponível somente em inglês) oferece estatísticas preocupantes sobre a contínua epidemia global de aids e seu impacto sobre os mais vulneráveis.

Os dados foram apresentados na Conferência Internacional de Aids realizado em Amsterdã entre os dias 23 a 27 de julho. De acordo com o levantamento, adolescentes entre 10 e 19 anos representam quase dois terços dos 3 milhões de crianças de até 19 anos vivendo com HIV.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No ano passado, 130 mil crianças e adolescentes com menos de 19 anos morreram em decorrência da aids, enquanto 430 mil - quase 50 por hora - foram infectados.

Segundo a pesquisa, a disseminação da epidemia entre as adolescentes está sendo alimentada práticas sexuais não seguras, inclusive com homens mais velhos, sexo forçado, pobreza e falta de acesso a serviços confidenciais de aconselhamento e testagem.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Precisamos tornar as meninas e as mulheres suficientemente seguras economicamente para que não precisem recorrer ao trabalho sexual. Precisamos ter certeza de que elas têm as informações corretas sobre como o HIV é transmitido e como se proteger. E, é claro, precisamos ter certeza de que elas têm acesso a quaisquer serviços ou medicamentos de que precisem para se manter saudáveis. Acima de tudo, precisamos incentivar o empoderamento de meninas e mulheres - e a educação é frequentemente o melhor caminho para isso", disse Angelique Kidjo, embaixadora do UNICEF.

Com o objetivo de reduzir os casos de HIV, o UNICEF em parceria com outras organizações lançaram uma série de iniciativas, como:

Ações com essas já tiveram resultados no passado, principalmente relacionado a transmissão do HIV de mãe para filho. De acordo com levantamentos anteriores, o número de novas infecções entre crianças com até 4 anos de idade caiu em um terço entre 2010 e 2017. Agora, quatro de cinco mulheres grávidas que vivem com HIV estão tendo acesso ao tratamento para mantê-las saudáveis e reduzir o risco de transmissão para seus bebês.

O que é HIV?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana (human immunodeficiency virus), que é o causador da aids. O HIV é uma infecção sexualmente transmissível (DST), que também pode ser contraída pelo contato com o sangue infectado e de forma vertical, ou seja, a mulher que é portadora do vírus HIV o transmite para o filho durante a gravidez.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Conheça os sintomas do HIV, como é diagnóstico e tratamento!