PUBLICIDADE

Campanha de vacinação contra gripe atinge 21% do grupo prioritário

Com o objetivo de aumentar a cobertura de vacinação, neste sábado (04) acontece a mobilização geral, conhecida como "Dia D"

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (30) dados sobre a campanha de vacinação contra a gripe. Até o dia 30 de abril, 12,2 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe em todo o Brasil, o que corresponde a 21% do grupo prioritário.

A campanha nacional de vacinação contra gripe vai até o dia 31 de maio. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 59,5 milhões de pessoas neste período.

O público com maior cobertura contra a gripe, até o momento, é de puérperas, com 38,8%, seguido pelas gestantes (33,4%); indígenas (27,6%); crianças (26,4%); idosos (21,5%); trabalhadores de saúde (17,1%) e professores (14,2%).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No próximo sábado, dia 4 de maio, acontecerá a mobilização geral para vacinação, conhecida como "Dia D". Para a realização da campanha, estão em funcionamento 41,8 mil postos de vacinação.

Neste ano, a vacina teve mudança em duas das três cepas que compõem a vacina, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).

A imunização contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quem faz parte do grupo prioritário?

O público-alvo da campanha de vacinação são gestantes, puérperas, crianças de um a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Casos de gripe no Brasil

De janeiro até o dia 20 de abril, , foram registrados 427 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 81 óbitos. Além disso, o subtipo mais predominante no país é o vírus Influenza A (H1N1), que deve 213 casos registrados e 55 óbitos.

Como prevenir a gripe?

Algumas formas de prevenir a gripe são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Entenda mais sobre como tratar a gripe e quando buscar ajuda médica!