Dr. Franco Martins é pneumologista e gerente médico de vacinas da GSK. Ele é formado pela Unicamp e fez residência méd...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Broncopneumonia?
A broncopneumonia é a inflamação dos brônquios e alvéolos pulmonares, responsáveis pela troca de oxigênio com o sangue, causada por micro-organismos ou decorrente de infecções virais. Como essas estruturas levam o ar para todas as regiões dos pulmões, a infecção pode se espalhar e atingir o órgão todo. A doença provoca sintomas como falta de ar, febre alta e sensação de fadiga.
Causas
As principais causas da broncopneumonia são infecções por bactérias, como a Staphylococcus sp. Também pode ser decorrente de infecções virais, podendo ser consequência de gripe ou COVID-19 — ou, mais raramente, por complicações de outras doenças infecciosas, como o sarampo.
Saiba mais: Gripe pode virar uma pneumonia? Especialista explica
Sintomas
Os principais sintomas da broncopneumonia são:
- Febre alta
- Falta de ar ou dificuldade para respirar
- Cansaço
-
Lábios azulados
- Fraqueza
- Calafrios
- Tosse com catarro
- Em pessoas idosas, quadros de confusão mental
Quando os primeiros sintomas aparecerem é importante que o médico seja consultado para o diagnóstico correto da doença e para que o tratamento seja iniciado.
Diagnóstico
O diagnóstico da broncopneumonia é clínico e feito por um médico pneumologista através de exames como radiografia de tórax e tomografia computadorizada. Para confirmar o quadro, o especialista pode solicitar a cultura do catarro e exames de sangue, como hemograma, proteína C-reativa (PCR), ureia e gasometria.
Fatores de risco
Idosos, bebês e pessoas com baixa imunidade são mais suscetíveis ao desenvolvimento de broncopneumonias. Pessoas que apresentam engasgos frequentes ao comerem ou ingerirem líquidos também têm maior risco devido à aspiração do alimento para os brônquios, facilitando o desenvolvimento de bactérias.
Buscando ajuda médica
Caso o paciente apresente febre alta e persistente e sintomas respiratórios, é fundamental procurar ajuda médica para que o quadro seja diagnosticado e tratado — especialmente se tratando de pacientes com a imunidade frágil, como crianças e idosos.
Broncopneumonia é grave?
A broncopneumonia pode ficar restrita às estruturas internas ou pode afetar todas as regiões do pulmão. Quando isso acontece, os sintomas tendem a ser mais intensos e pode ser necessária a internação do paciente.
Tratamento
O tratamento da broncopneumonia é feito a partir da administração de medicamentos antibióticos para controlar a infecção. Outras medicações podem ser prescritas para diminuir os sintomas, como corticoides e inalação. Casos mais graves precisam ser tratados em ambiente hospitalar, com medicações endovenosas e acompanhamento diário de especialistas.
No decorrer do tratamento, caso seja realizado em casa, é importante adotar alguns hábitos de vida, como:
- Beber bastante líquido
- Evitar atividades físicas exaustivas e ambientes fechados
- Não fumar
- Cobrir a boca ao tossir ou espirrar
- Lavar as mãos com frequência ou utilizar álcool gel
- Manter a carteirinha de vacinação atualizada
Convivendo (Prognóstico)
Mesmo com o tratamento, alguns pacientes podem desenvolver sequelas após o quadro de broncopneumonia — como abscesso pulmonar, por exemplo. Por isso, é indispensável realizar outra avaliação médica após quatro a seis semanas do término do tratamento.
Referências
Manual MSD