Neurologista do Hospital Japonês Santa Cruz (SP), tem residência médica em neurologia e especialização em ataxias. É dou...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Paralisia de Bell?
A paralisia de Bell é uma condição em que ocorre fraqueza muscular ou paralisia súbita em apenas um dos lados do rosto. Isso acontece devido a uma disfunção do nervo facial, causada por inflamação, em que acontece um inchaço que comprime o nervo contra os ossos do crânio. Essa compressão impede que o nervo transmita os impulsos elétricos normalmente, o que causa a paralisia. Como resultado, o rosto pode ficar inclinado para um lado, afetando a capacidade de mastigar alimentos e fechamento de um dos olhos.
A condição não é rara e nesta terça-feira (27) a apresentadora Fernanda Gentil contou em seu canal de YouTube que foi diagnosticada recentemente com paralisia facial e ainda está recuperando os movimentos.
Ao contrário do que muitos pensam, a paralisia de Bell não é o resultado de um acidente vascular cerebral (AVC) ou de um ataque isquêmico transitório (AIT). Embora essas condições também possam provocar paralisia facial, a fraqueza repentina é causada por outras coisas, como infecções virais.
Causas
Embora não haja um motivo aparente sobre a origem da paralisia de Bell, sabe-se que ela tem forte ligação com infecções virais, já que elas podem fazer o nervo facial inchar e inflamar, interferindo no seu funcionamento normal.
Os seguintes vírus são comumente associados à paralisia de Bell:
- Herpes simplex, causador da herpes labial e herpes genital;
- Varicela-zoster, que provoca catapora (varicela) e herpes-zóster;
- Epstein-Barr, causador da mononucleose;
- Citomegalovírus;
- Adenovírus;
- Rubella vírus, causador da rubéola;
- Vírus que provoca a caxumba;
- Influenza B;
- Coxsackie, vírus causador da síndrome mão-pé-boca.
Saiba mais: Dormência e formigamento: como tratar?
Sinais
A fraqueza da face é o principal sintoma de paralisia de Bell. Normalmente é súbita e leva poucas horas para se instalar completamente.
Entre os sintomas de paralisia da face estão:
- Rosto inclinado para um lado. Quando a pessoa sorri, apenas metade do rosto se move;
- Dificuldade de mastigação - os alimentos ficam presos entre a gengiva e bochecha;
- Bebidas e saliva escapam pela boca;
- Dificuldade em fechar um dos olhos, levando a irritação dos olhos pelo aumento na produção de lágrima ou por olho seco;
- Impossibilidade de enrugar a testa, assobiar ou assoprar;
- Perda da capacidade de sentir o sabor dos alimentos;
- Dor na orelha ou atrás da orelha;
- Dormência no lado afetado do rosto;
- Aumento da sensibilidade ao som;
- Dor de cabeça.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por meio de avaliação médica. É possível diferenciar a paralisia do nervo facial de outras doenças, como o acidente vascular cerebral (AVC), com base nos sintomas. Este, por sinal, pode provocar fraqueza apenas na região inferior de um lado da face, e não no lado inteiro, como ocorre com a paralisia de Bell. Além disso, o AVC pode vir acompanhado de fraqueza na perna e no braço do lado afetado.
Se a causa dos sintomas não for esclarecida, o médico poderá pedir exames de sangue, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
Fatores de risco
Os principais fatores de risco da paralisia de Bell são:
- Hipertensão arterial;
- Diabetes;
- Infecção pelo vírus do herpes.
Saiba mais: Massagem dermoconjuntiva suaviza rugas e melhora flacidez facial
Buscando ajuda médica
Os profissionais envolvidos na detecção e tratamento da paralisia de Bell são clínicos gerais, neurologistas, otorrinolaringologistas e fisioterapeutas.
Tratamento
O tratamento farmacológico da paralisia de Bell é baseado no uso de corticoides ou antivirais.
Os corticoides são medicamentos seguros e geralmente efetivos em aumentar as chances de recuperação motora, sobretudo se iniciados dentro das primeiras 72 horas dos sintomas.
Já as drogas antivirais, como o aciclovir e o valaciclovir, têm efeitos potencialmente benéficos. Além disso, a reabilitação com fisioterapia motora facial pode ser realizada em todos os casos.
Alguns tratamentos caseiros também são benéficos, como:
- Colírio para aliviar o olho seco
- Compressa quente e úmida para aliviar a dor
- Massagem facial
Saiba mais: Paralisia facial pode ser tratada com fisioterapia
Medicamentos
Algumas
Os corticoides são medicamentos seguros e geralmente efetivos em aumentar as chances de recuperação motora, sobretudo se iniciados dentro das primeiras 72 horas dos sintomas.
Já as drogas antivirais, como o aciclovir e o valaciclovir, têm efeitos potencialmente benéficos. Além disso, a reabilitação com fisioterapia motora facial pode ser realizada em todos os casos.
Tem cura?
Sim, a paralisia de Bell tem cura com os tratamentos indicados. Os sintomas podem começar a melhorar após duas semanas e desaparecer em até dois meses. Em alguns casos, a recuperação total pode levar até 12 meses.
Convivendo (Prognóstico)
As complicações da paralisia de Bell podem incluir:
- Danos irreversíveis ao nervo facial
- Contração involuntária dos músculos, por exemplo, quando você sorri, o olho do lado afetado pode fechar
- Cegueira parcial ou completa do olho do lado afetado
Referências
National Institute of Neurological Disorders and Stroke
Bell’s Palsy Association
Einstein