Você sofre com gases?

Você sofre com gases?

Série Digestão

Você sofre com gases?

Os incômodos causados por gases são geralmente bastante desagradáveis, mas você sabia que este problema pode ser amenizado com alguns cuidados relacionados ao que e a como você come?

Não adianta negar. Os gases são algo que todo organismo produz. No caso das eructações, os chamados arrotos, mais comuns após refeições, algumas atitudes erradas podem agravar o problema, causando desconforto abdominal.

Quando uma pessoa bebe um refrigerante, por exemplo, é normal que haja ingestão de certa quantidade de gás. Ela que, por si só, já o contém, quando tomada com pressa e em grandes goles, facilita a entrada de ar no estômago. Ele fica ali depositado, causando distensão do órgão até que o próprio organismo o expulse, causando, assim, os arrotos. Em outra situação este ar pode passar para o intestino, o que gera as inconvenientes flatulências. No entanto, o especialista alerta: a maior causa dos gases intestinais tem relação com as bactérias que vivem no nosso intestino.

Rotina alimentar

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A produção de gases intestinais é variável entre as pessoas, mas está ligada a hábitos alimentares e fatores individuais. Alguns alimentos podem ser menos tolerados ou mal digeridos pelo nosso organismo. Isso faz com que seja necessária a presença de bactérias para realizar o trabalho. Este processo causa fermentação e, consequentemente, produz gases. Com o acúmulo deles, pode haver muito desconforto e dor, podendo, até mesmo, ser confundida com problemas graves.

Para amenizar os incômodos dos gases alguns hábitos podem ser adotados: diminua a ingestão de feijão, de brócolis e de repolho; mastigue bem os alimentos e faça caminhadas para estimular os movimentos intestinais; evitar a eliminação dos gases também pode piorar o caso. Se você sofre com o problema, procure o seu médico.

SÉRIE COMPLETA