Eructação

Visão Geral

O que é Eructação?

Arrotar é o ato de eliminar ar do estômago. Isso produz um som característico (típico).

Causas

  • Pressão causada por engolir ar inconscientemente
  • Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

Sinônimos

Arroto; Eructação; Gás - arrotar

Considerações

O arroto é mais frequentemente um processo normal. A finalidade de arrotar é liberar ar do estômago. Cada vez que você deglute, engole também ar junto com fluidos ou alimentos.

À medida que o ar se acumula na parte superior do estômago, causa um estiramento que faz o músculo do esfíncter da parte inferior do esôfago relaxar. Isso permite que ar escape para o esôfago e saia pela boca.

Arroto excessivo ou repetido pode ser causado por engolir ar inconscientemente (aerofagia).

Dependendo da causa, o arroto pode mudar de duração e intensidade. Sintomas como náusea, dispepsia e azia podem ser aliviados ao arrotar.

Diagnóstico e Exames

Na consulta médica

Seu médico irá examiná-lo e fazer perguntas sobre seu histórico médico e sintomas, como:

  • Esta é a primeira vez que isso ocorreu?
  • Há um padrão em sua eructação? Por exemplo, acontece quando você está nervoso ou depois de consumir alguns alimentos ou bebidas?
  • Que outros sintomas você tem?

Os exames diagnósticos dependerão dos achados do exame físico e de outros sinais ou sintomas que você apresentar juntamente com o arroto.

Buscando ajuda médica

Arrotar normalmente é um sintoma sem importância. Entretanto, ligue para o médico se o arroto for persistente e inexplicável ou se você também tiver outros sintomas.

Tratamento e Cuidados

Cuidados

É possível obter alívio ao deitar de lado ou com os joelhos encostados no peito até o gás passar.

Evite mascar chiclete, comer rapidamente e consumir alimentos e bebidas produtores de gases.

Fontes e referências

  • Ohge H, Levitt MD. Intestinal gas. Em: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Sleisenger and Fordtran''s Gastrointestinal and Liver Disease. 8ª ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2006: cap. 10.
  • Rao SSC, Attaluri A. Gaseousness and indigestion. Em: Rakel P, Bope ET, eds. Conn''s Current Therapy 2009. 1ª. ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2008: cap. 3.
ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não

Mais Sobre

carregando...

Mais sobre

  • já ajudou pessoas