publicidade

O que é Gengivite?

Sinônimos: Inflamação da gengiva, Doença periodontal

A gengivite é a inflamação das gengivas.

ADAM Boa higiene oral e visitas regulares ao dentista prenivem a gengivite

Causas

A gengivite é uma forma de doença periodontal. A doença periodontal consiste em inflamação e infecção que destrói os tecidos que dão sustentação aos dentes, inclusive as gengivas, os ligamentos periodontais e os ossos alveolares.

ADAM A gengivite destrói os tecidos que dão sustentação aos dentes

A gengivite é resultado dos efeitos a longo prazo do acúmulo de placas. A placa é um material grudento feito de bactéria, muco e resíduos de comida que se desenvolve nas partes expostas dos dentes. É a maior causa de cárie dentária. Se a placa não for removida, ela se transforma em um depósito duro chamado de tártaro, que fica preso na base do dente. A placa e o tártaro irritam e inflamam as gengivas. As bactérias e as toxinas produzidas pela placa e pelo tártaro deixam as gengivas infectadas, inchadas e sensíveis.

Danos às gengivas resultantes de qualquer causa, inclusive de excessiva escovação ou limpeza com fio dental vigorosa, podem causar gengivite.

As seguintes situações aumentam o risco de desenvolver a gengivite:

  • Moléstias em geral
  • Higiene dental precária
  • Gravidez (mudanças hormonais aumentam a sensibilidade das gengivas)
  • Diabetes não controlado

Ainda, dentes desalinhados, pontas de obturação ásperas ou aplicações bucais mal encaixadas ou mal limpas (tais como aparelhos, dentaduras, pontes e coroas) podem irritar as gengivas e elevar o risco da inflamação.

Também estão associados à gengivite medicamentos como fenitoína e pílulas anticoncepcionais, além de metais pesados, como chumbo e bismuto.

Muitas pessoas têm gengivite em graus variáveis. Geralmente surge na puberdade ou no ínicio da vida adulta, devido a mudanças hormonais, e pode persistir ou reaparecer com frequência, dependendo da saúde dos dentes e das gengivas.

Exames

O dentista vai examinar a boca e os dentes procurando por gengivas moles, inchadas e roxo avermelhadas. Os depósitos de placa e tártaro podem ser vistos na base dos dentes. As gengivas geralmente são indolores ou levemente sensíveis.

Outros testes não são necessários, embora raios X dentários e medidas do osso dental possam ser realizadas para determinar se a inflamação atingiu as estruturas de suporte dos dentes.

Consulte: Periodontite

Sintomas de Gengivite

  • Sangramento nas gengivas(sangue ao escovar, mesmo quando se escova os dentes suavemente)
  • Gengivas com um aspecto de um vermelho vivo ou arroxeado
  • Gengivas sensíveis somente quando se toca nelas
  • Lesões na boca
  • Gengivas inchadas
  • Gengivas com um aspecto de brilho.

Buscando ajuda médica

Procure seu dentista se os sintomas da gengivite estiverem presentes, principalmente se não tiver sido realizada nenhuma limpeza ou nenhum exame nos últimos 6 meses.

Procure assistência médica se o seu dentista tiver recomendado tratamento médico para doenças subjascentes que contribuem para o desenvolvimento da gengivite.

PUBLICIDADE

Tratamento de Gengivite

O objetivo é reduzir a inflamação. Os dentes são completamente limpos por um profissional. Isso pode envolver o uso de vários instrumentos ou aparelhos para soltar e remover os acúmulos dos dentes.

Uma higiene oral cuidadosa é necessária após a limpeza dentária profissional. O profissional vai mostrar como escovar e como usar o fio dental. Além da escovação e do uso do fio dental, pode ser recomendada a realização de limpeza duas vezes por ano, ou com mais frequência em casos mais graves. Além de uma escovação e uma limpeza com fio dental cuidadosa e frequente, o uso de enxaguantes bucais antibacterianos ou outros produtos pode ser aconselhado.

Recomenda-se o reparo de dentes desalinhados ou a substituição de aparelhos ortodônticos e dentários. Quaisquer outras doenças subjascentes devem ser tratadas.

PUBLICIDADE

Expectativas

A remoção da placa de gengivas inflamadas pode ser desconfortável. Sangramento e sensibilidade das gengivas não deve passar de uma ou duas semanas após a realização da limpeza profissional e de uma higiene oral cuidadosa. O uso de enxaguantes bucais ou salmora morna pode reduzir o mau hálito. Medicamentos anti-inflamatórios de balcão - que não necessitam de receita médica - aliviam qualquer desconforto resultante de uma limpeza rigorosa.

Gengivas saudáveis são rosadas e aparentemente firmes. Mantenha a higiene oral rigorosa por toda a vida, senão a gengivite pode reaparecer.

Complicações possíveis

  • Recorrência da gengivite
  • Periodontite
  • Infecção ou abscesso da gengiva ou dos ossos da mandíbula
  • Boca de trincheira

Prevenção

Uma boa higiene oral é a melhor prevenção contra a gengivite, pois remove a placa que causa o transtorno. Os dentes devem ser escovados pelo menos duas vezes ao dia e o fio dental deve ser suavemente usado pelo menos uma vez ao dia. Para pessoas propensas a terem gengivite, recomenda-se a escovação e o uso do fio dental após cada refeição e antes de dormir. Consulte seu dentista para receber instruções de técnicas de escovação e de uso do fio dental apropriadas.

Ferramentas ou acessórios especiais podem ser recomendados a pessoas muito propensas a terem depósitos de placas. O uso de suplementos não substitui de forma alguma a escovação e o uso do fio dental. Os acessórios e as ferramentas podem incluir palitos especiais, escovas de dentes, irrigadores ou outros acessórios.

O dentista ainda pode indicar o uso de pastas de dentes ou exaguantes bucais antiplaca ou antitártaro.

A realização regular de uma limpeza oral profissional é importante para remover a placa, que pode se desenvolver mesmo com escovação e uso de fio dental meticulosos. Muitos dentistas aconselham uma limpeza dental pelo menos de seis em seis meses.

Fontes e referências:

  • Ferri FF. Ferri's Clinical Advisor: Instant Diagnosis and Treatment. St. Louis, Mo: Mosby; 2005:447-448.

  • Marx J. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 5th ed. St. Louis, Mo: Mosby; 2002:898.

  • American Academy of Periodontology. Parameter on plaque-induced gingivitis. J Periodontol. 2000;71:851-852.

ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

  • Encontre um médicoindicado por outras pessoas

    em

  • Indique um médicoe ajude outras pessoas

    Estado
    Qual o nome do seu médico?

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Encontre médicos de confiança indicados por outras pessoas

buscar médicos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pergunte ao Especialista sobre
gengivite

Sua dúvida respondida por Especialistas Minha Vida perguntar
OFERECIMENTO
+ perguntas

Mais sobre Gengivite

< anterior 1 2 3 próxima >

PUBLICIDADE

luciana, sua meta
ainda é 60kg?

Refaça sua avaliação
de peso e assine o
Dieta e Saúde com
50% de desconto.
assine agora
com 50%
(Não é luciana?)
 

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X