Periodontite

Visão Geral

O que é Periodontite?

Periodontite é a inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes.

Sinônimos

Inflamação das gengivas

Causas

A periodontite ocorre quando a inflamação ou infecção das gengivas (gengivite) não é tratada ou quando o tratamento é adiado. A infecção e a inflamação passam das gengivas para os ligamentos e o osso que dão suporte aos dentes. A perda de suporte faz com que os dentes fiquem soltos e acabem caindo. A periodontite é a principal causa de perda de dentes em adultos. Esse problema não é comum na infância, mas aumenta durante a adolescência.

A placa e o tártaro se acumulam na base dos dentes. A inflamação causa o desenvolvimento de um bolso entre as gengivas e os dentes, que é preenchido por placa e tártaro. O inchaço do tecido mole retém a placa no bolso. A inflamação termina causando a destruição dos tecidos e dos ossos que cercam o dente. Como a placa contém bactérias, é provável que haja infecção, também podendo se desenvolver um abscesso dentário, o que aumenta a taxa de destruição óssea.

Exames

O exame da boca e dos dentes pelo dentista mostra gengivas moles, inchadas e com aparência de vermelho-arroxeado. Depósitos de placa e cálculos podem estar visíveis na base dos dentes, com bolsos aumentados nas gengivas. As gengivas normalmente são indolores ou levemente sensíveis, a não ser que também haja abscesso dentário. Os dentes podem estar soltos e as gengivas retraídas.

Raios X dos dentes revelam a perda do osso de suporte e também podem mostrar a presença de depósitos de placa sob as gengivas.

Sintomas

Sintomas de Periodontite

  • Mau hálito
  • Gengivas com aspecto de um vermelho vivo ou arroxeado
  • Gengivas com aspecto brilhante
  • Gengivas que sangram com facilidade (sangram durante a escovação, mesmo que leve)
  • Gengivas sensíveis ao toque, mas que não doem de outra forma
  • Dentes soltos
  • Gengivas inchadas

Observação: Os primeiros sintomas lembram os da gengivite.

Buscando ajuda médica

Consulte seu dentista se houver sinais de doença na gengiva.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Periodontite

O objetivo do tratamento da periodontite é reduzir a inflamação, eliminar os bolsos (se houver) e tratar as causas subjacentes. Superfícies ásperas dos dentes ou aparelhos odontológicos devem ser reparados. Doenças gerais ou outros distúrbios devem ser tratados.

É importante fazer a limpeza dos dentes cuidadosamente. Isso pode envolver o uso de vários instrumentos ou aparelhos para soltar e remover o acúmulo dos dentes (raspagem). A higiene oral meticulosa e caseira é necessária após a limpeza dentária profissional para impedir mais destruição. O dentista demonstrará técnicas de escovação e do uso do fio dental. Recomenda-se que os pacientes com periodontite façam limpeza dentária profissional mais de duas vezes por ano.

Pode ser necessária cirurgia. Bolsos profundos nas gengivas podem precisar ser abertos e limpos. Dentes soltos podem precisar de suporte. Talvez seu dentista precise remover um ou vários dentes para que a periodontite não piore e se espalhe para os dentes vizinhos.

Convivendo (prognóstico)

Expectativas

Algumas pessoas acham desconfortável a remoção de placa dentária das gengivas inflamadas. Os sangramentos e o inchaço das gengivas devem desaparecer dentro de 1 ou 2 semanas após o tratamento. (Gengivas saudáveis são rosadas e com aparência firme.)

Você deve manter uma higiene oral cuidadosa por toda a sua vida; caso contrário, a periodontite pode reaparecer.

Complicações possíveis

  • Infecção ou abscesso do tecido mole (celulite facial)
  • Infecção dos maxilares (osteomielite)
  • Reaparecimento da periodontite
  • Abscesso dentário
  • Perda do dente
  • Rompimento ou movimento dos dentes
  • Boca de trincheira

Prevenção

Prevenção

A boa higiene oral é a melhor forma de prevenção da periodontite. Ela inclui a escovação e o uso do fio dental cuidadosamente, além de limpezas profissionais regulares nos dentes. A prevenção e o tratamento da gengivite reduzem o risco de desenvolvimento da periodontite.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não

Mais sobre

carregando...
  • já ajudou pessoas