Síndrome do intestino irritável

Visão Geral

O que é Síndrome do intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável (SII) refere-se a uma doença que envolve dor abdominal e cãibras, além de alterações nos movimentos intestinais.

Síndrome do intestino irritável

Não é a mesma que a doença inflamatória intestinal (DII), que inclui doença de Crohn e colite ulcerativa.

Sinônimos

Cólon irritável, colite espástica

Causas

Existem várias possíveis causas da SII. Por exemplo, pode haver um problema nos músculos do intestino ou o intestino pode ser mais sensível a alongamento ou movimento. Não há problema com a estrutura do intestino.

Não é claro o motivo pelo qual os pacientes desenvolvem a SII, mas em alguns casos, ela ocorre depois de uma infecção intestinal. É chamada SSI pós-infecciosa. Também podem haver outros desencadeadores.

O estresse pode agravar a SII. O cólon é conectado ao cérebro por meio de nervos do sistema nervoso autônomo. Esses nervos se tornam mais ativos em momentos de estresse e pode fazer com que o intestino seja espremido ou se contraia mais. Pessoas com SII podem ter um cólon que seja excessivamente sensível a esses nervos.

A SII pode ocorrer em qualquer idade, mas frequentemente começa na adolescência e no início da fase adulta. Ela é mais comum em mulheres. Nos EUA, uma a cada seis pessoas tem sintomas de SII. Essa é a reclamação intestinal mais comum pela qual os pacientes consultam um gastroenterologista.

Exames

Na maior parte do tempo, seu médico pode diagnosticar a SII com base nos sintomas fazendo poucos testes ou nenhum teste. Seguir uma dieta sem lactose por 2 semanas pode ajudar o médico a avaliar se há possível deficiência de lactase.

Não existe um teste para diagnosticar a SII, mas é possível fazer testes para descartar outros problemas:

  • Exames de sangue para ver se você tem uma contagem baixa de glóbulos sanguíneos (anemia)
  • Culturas de fezes para descartar uma infecção

Alguns pacientes precisarão fazer uma sigmoidoscopia ou colonoscopia. Durante esses testes, um tubo oco é inserido pelo ânus. O médico pode ver pelo tubo. Você poderá precisar desses testes se:

  • Os sintomas começarem na maturidade (após os 50 anos)
  • Você apresentar sintomas como perda de peso ou fezes com sangue
  • Seus exames de sangue estiverem alterados (como contagem baixa de glóbulos sanguíneos)

Outros transtornos que podem causar sintomas similares incluem:

Sintomas

Sintomas de Síndrome do intestino irritável

Os sintomas variam de brandos a graves. A maioria das pessoas tem sintomas brandos. Os sintomas variam de pessoa para pessoa.

Dor abdominal, repletação, gases e inchaço por pelo menos 6 meses são os principais sintomas da SII. A dor e os outros sintomas muitas vezes:

  • Ocorrem após as refeições
  • Vêm e vão
  • São reduzidos ou desaparecem depois de um movimento do estômago

Pessoas com SII podem alternar entre constipação e diarreia ou ter um desses problemas.

  • Pessoas com diarreia têm evacuações frequentes, sem controle e líquidas. Eles sentem uma necessidade constante e urgente de evacuar que é difícil de controlar.
  • As pessoas com constipação têm dificuldade na passagem das fezes e movimentos intestinais menos frequentes. Elas muitas vezes têm necessidade de evacuar e sentem cólicas com os movimentos do intestino. Muitas vezes, elas não eliminam fezes ou eliminam apenas uma pequena quantidade de fezes.

Em algumas pessoas, os sintomas podem se agravar por algumas semanas ou um mês e diminuir por um tempo. Em outras pessoas, os sintomas se manifestam na maior parte do tempo e podem até aumentar lentamente.

As pessoas com SII também podem perder o apetite.

Buscando ajuda médica

Ligue para seu médico se você tiver sintomas de síndrome de intestino irritável ou se você observar uma alteração persistente nos hábitos do seu intestino.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Síndrome do intestino irritável

O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas.

Mudanças de estilo de vida podem ser úteis em alguns casos de SII. Por exemplo, exercícios regulares e hábitos melhores de sono podem reduzir a ansiedade e ajudar a aliviar sintomas do intestino.

Mudanças na dieta podem ser úteis. No entanto, nenhuma dieta específica pode ser recomendada para a SII em geral, já que a condição difere de uma pessoa para outra. As seguintes alterações podem ajudar:

  • Evite alimentos ou bebidas que estimulem o intestino (como cafeína, chás ou refrigerantes à base de cola)
  • Evite refeições fartas
  • Evite trigo, centeio, cevada, chocolate, produtos lácteos e álcool
  • Aumente a ingestão de fibras dietéticas

Converse com o seu médico antes de tomar medicamentos de venda livre.

  • Suprimentos de fibras podem agravar os sintomas
  • Laxativos tomados para constipação podem viciar o intestino

Nenhum medicamento funciona para todos. Os medicamentos que seu médico pode prescrever incluem:

  • Medicamentos anticolinérgicos (diciclomina, propantelina, beladona e hiosciamina) tomados meia hora antes da refeição para controlar espasmos do músculo do cólon
  • Loperamida para tratar diarreia
  • Baixas doses de antidepressivos tricíclicos para ajudar a aliviar a dor intestinal
  • Lubiprostona para os sintomas da constipação
  • Medicamentos que relaxam os músculos do intestino

A ajuda de um psicólogo pode ser útil em casos graves de ansiedade ou depressão.

Convivendo (prognóstico)

Expectativas

A síndrome do intestino irritável pode ser uma doença para a vida toda. Para algumas pessoas, os sintomas são incapacitantes e reduzem a capacidade de trabalhar, viajar e comparecer a eventos sociais.

Os sintomas podem muitas vezes diminuir ou ser aliviados com tratamento.

A SII não causa danos permanentes ao intestino e não leva a uma doença grave, como o câncer.

Fontes e referências

  • Talley NJ. Irritable bowel syndrome. In: Feldman M, Friedman LS, Brandt LJ, eds. Sleisenger & Fordtran's Gastrointestinal and Liver Disease. 9th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier;2010:chap 118.
  • Irritable bowel syndrome. NIH Publication No. 07-693. September 2007. The National Digestive Diseases Information Clearinghouse (NDDIC).
ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não