Nutricionista pela UFPE. Coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU.
Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Maracujá?
Uma fruta rica em propriedades benéficas para a saúde, o maracujá possui um sabor único e pode ser utilizado em diferentes receitas. Além disso, suas folhas também podem ser utilizadas para a preparação de chás, provocando um efeito calmante.
Tipos
O maracujá pode ser encontrado em diferentes tipos, como:
- Maracujá amarelo;
- Maracujá-açu;
- Maracujá Doce.
No Brasil, o tipo mais comercializado da fruta é o amarelo, conhecido pelo seu sabor azedo e utilizado na preparação de sucos e sobremesas. Outra versão da fruta que também pode ser incluída em receitas é o maracujá roxo.
“Ele é uma variação menor que o amarelo e não possui tanta acidez quanto o tipo mais comum. Além de ser consumido in natura (diferente de outras variações), o maracujá-roxo é uma excelente fonte de vitamina C, cálcio e fibras”, explica a nutricionista Fabiana Freire.
Benefícios
De acordo com Fabiana, o maracujá auxilia no fortalecimento da imunidade e, por ser rico em fibras, também tem efeito positivo no processo digestivo. Entre os componentes da fruta, estão:
- Antioxidantes;
- Vitamina do complexo B;
- Vitamina A;
- Vitamina C;
- Ferro;
- Cálcio;
- Fósforo;
- Fibras;
- Potássio;
- Magnésio;
- Lipídios;
- Flavonoides.
O maracujá ajuda no controle da glicose no sangue e nos níveis de colesterol, assim como promove a saciedade e fortalece a saúde cardiovascular. Algumas de suas propriedades também reduzem o envelhecimento precoce, auxiliando no cuidado da pele e dos cabelos.
“O maracujá vem de um gênero que se chama Passiflora. Dentro da Passiflora, existem espécies que são comercializadas com o efeito ansiolítico, principalmente a Passiflora alata e a incarnata. Ambas são extraídas da fruta e utilizadas para acalmar”, conta Fabiana.
Porém, a especialista alerta que esse efeito pode provocar queda na pressão arterial. Dessa forma, pessoas que normalmente apresentam pressão baixa devem se atentar ao consumo em excesso da fruta, já que o efeito sonolento pode ser mais intenso nesse grupo.
Como consumir ?
Como escolher o maracujá?
Alguns fatores que envolvem a aparência do maracujá podem ajudar no momento de escolha da fruta. Assim como a casca, Fernanda conta que o peso da fruta também deve ser avaliado, pois indica a qualidade de seu interior.
“Uma das melhores maneiras para escolher o maracujá é observando a casca - sua aparência indica se a fruta está ou não boa para consumo. Um maracujá bom é aquele que tem bastante polpa. Portanto, verifique o tamanho e peso. É possível fazer isso segurando duas frutas, uma em cada mão, e comparando o peso. Evidentemente, o mais pesado é o que tem mais polpa”, diz.
Receitas com o maracujá
É possível incluir o maracujá no cardápio de diferentes formas - seja através de bebidas ou, até mesmo, de farinha feita com a casca. Confira diferentes receitas:
Chá de maracujá
O chá pode ser preparado com a polpa ou com as folhas da fruta.
Polpa:
- 1 maracujá inteiro;
- 1L de água;
- 2 canelas em pau;
- Cravo da índia a gosto;
- Açúcar ou adoçante a gosto.
Para preparar a receita, o primeiro passo é retirar toda a polpa do maracujá. Em uma panela, misture a polpa, a água, a canela e o cravo. Deixe ferver por cerca de 15 minutos. Acrescente o açúcar e sirva.
Folhas de maracujá:
- 1g a 2g de folhas ressecadas;
- 2 copos de água.
Leve a água ao fogo até ferver. Depois, desligue o fogo e acrescente as folhas de maracujá. Depois, basta deixar esfriar e servir ainda morno. É importante que as folhas sejam adquiridas de empresas especializadas, já que a má manipulação da folhagem pode causar intoxicação.
Mousse de maracujá
A sobremesa também pode ser aproveitada de forma saudável, contando com nutrientes extras do tofu e castanhas. Veja como preparar um mousse de maracujá vegano e nutritivo.
Farinha de maracujá
A farinha de maracujá pode ser misturada em diversos pratos, ajudando a promover saciedade e a melhorar as taxas de colesterol e de triglicérides. Aprenda a preparar a farinha e conheça outros benefícios.