Óleo de linhaça: aprenda a usar na cozinha, pele e cabelos

O óleo de linhaça é rico em ômega 3, ajudando a diminuir o colesterol e a pressão alta

Óleo de linhaça - Foto: Ksenija Ok/Shutterstock
Óleo de linhaça - Foto: Ksenija Ok/Shutterstock

O óleo de linhaça é extraído a partir da semente da planta, que é rica em ácidos graxos e possui alto teor nutritivo. Cerca de 55% desse óleo é ômega 3, uma gordura muito boa, capaz de beneficiar a saúde de diversas formas.

Além disso, é uma ótima opção para vegetarianos que não comem peixe e precisam se beneficiar do ômega 3.

Para que serve o óleo de linhaça

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como consumir o óleo de linhaça

O ideal é consumir o óleo de linhaça e não a semente in natura. "O óleo é mais eficiente porque o organismo não possui nenhuma enzima capaz de quebrar a semente, que inteira não é absorvida, já que muitas vezes a mastigação também não é suficiente", explica a nutricionista Simone Silva, especialista da clínica Simone Neri.

Também é possível se beneficiar do óleo de linhaça por meio de cápsulas, indicado como suplemento alimentar, e líquido para temperar saladas, pois possui sabor suave. "Evite o aquecimento para não perder as propriedades", recomenda a nutricionista.

Óleo de linhaça na salada - Foto: Maffi/Shutterstock
Óleo de linhaça na salada - Foto: Maffi/Shutterstock

Você pode encontrá-lo para comprar em grandes supermercados, zonas cerealistas e na internet.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Muitas pessoas buscam uma forma de preparar o óleo de linhaça em casa, mas não é uma alternativa viável. "Pode ficar rançoso muito rapidamente, já que nem todo mundo terá uma prensa para extrair o óleo. Além de precisar de um volume muito grande de semente para obter uma quantidade pequena do óleo (um quilo da semente produz uma xícara de óleo)", ressalta.

Óleo de linhaça previne doenças?

O óleo de linhaça é capaz de diminuir o colesterol alto. Isso porque, segundo a nutricionista Simone Silva, ele possui substâncias chamadas fitoesteróis, que apresentam uma estrutura similar ao colesterol. Assim, eles ocupam o lugar do colesterol na micela - estrutura gordurosa na qual ele precisa grudar para ser incorporado -, favorecendo sua eliminação pelo intestino.

Além disso, também auxilia na prevenção da pressão arterial. "Ele reduz a má circulação e o processo inflamatório nas artérias", pondera.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Óleo de linhaça para cabelos, unhas e pele

Todos os benefícios do óleo de linhaça agem de dentro pra fora. De acordo com a dermatologista Simone Neri, ele pode melhorar o aspecto da pele, deixando-a mais hidratada e viçosa quando inserido na alimentação.

E, por falar em hidratação, a especialista também indica aplicar o óleo nas cutículas. O principal benefício de ter cutículas hidratadas é que elas são como uma proteção para as unhas.

Óleo de linhaça para os cabelos - Foto: Maryna Pleshkun/Shutterstock
Óleo de linhaça para os cabelos - Foto: Maryna Pleshkun/Shutterstock

Segundo a dermatologista, para quem tem cabelos danificados é indicado utilizá-lo para restaurar os fios, fazendo uma hidratação da haste capilar, a fim de reduzir o frizz. Confira no próximo tópico como fazer uma hidratação caseira super potente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Receita caseira com óleo de linhaça para os cabelos

A dermatologista Simone Neri ensinou uma receitinha caseira para deixar os cabelos mais hidratados.

Basta colocar uma colher de sopa de óleo de linhaça misturada ao creme de cabelo de sua preferência. Aplique como uma máscara capilar e deixe agir por 20 a 30 minutos. Em seguida, enxágue.