PUBLICIDADE

Conheça os alimentos que contêm potássio e seus benefícios

Nutriente é aliado dos músculos e ajuda a equilibrar a quantidade de água no organismo

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Quando o assunto são nutrientes e substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo, o potássio é um dos principais da lista. Por conta do papel que ele desempenha no sistema nervoso, muscular e cardíaco, ter uma rotina alimentar rica do nutriente confere diversos benefícios à saúde.

Sendo um elemento de origem mineral, o potássio é um dos principais componentes presentes nas células do corpo e desempenha o papel fundamental na síntese de ácidos nucleicos e proteínas, na produção de energia, na frequência cardíaca, na contração muscular e na condução nervosa.

Entre os principais benefícios comprovados do potássio é possível destacar:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O potássio é também um grande aliado do coração. Junto com o sódio, é essencial para a contração muscular, ajudando a manter o ritmo cardíaco normal. Em razão de seu papel na contração muscular, o potássio também auxilia em processos de digestão e funções musculares.

Alimentos fontes de potássio

Embora não exista uma ingestão diária recomendada de potássio (IDR), especialistas recomendam de 2,5 a 3,5 microgramas por dia. Esse nutriente pode ser encontrado em inúmeros alimentos, incluindo carnes, alguns tipos de peixes, frutas, verduras e legumes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Alguns alimentos ricos em potássio são:

A partir de uma dieta saudável, é possível manter o equilíbrio de potássio no sangue e o de outros nutrientes essenciais, como sódio, magnésio e ferro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Hipocalemia e hipercalemia

Quando o corpo apresenta níveis baixos de potássio, alguns sintomas frequentes são fraqueza muscular, câimbras, fadiga, alterações cardíacas, anorexia e apatia mental. Nesses casos, a hipocalemia (condição caracterizada pela deficiência do nutriente) normalmente é causada pela perda excessiva de potássio pela urina ou trato gastrointestinal, na presença de vômitos e diarréias.

Já a hipercalemia se refere a altos níveis de potássio no sangue, geralmente acima de 5,5 mmol/L (mEq/L). Essa condição pode estar relacionada não somente ao aumento do nível do nutriente no sangue, mas ao excesso de liberação de potássio das células para a corrente sanguínea.

Esses altos níveis também podem ocorrer em consequência de um problema nos rins, órgãos responsáveis por remover o excesso de potássio do organismo. Segundo especialistas, pessoas idosas têm um risco maior de hipercalemia em virtude de seus rins serem menos eficientes na eliminação de potássio do corpo à medida que envelhecem.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Alguns sintomas comuns de pessoas com hipercalemia são náuseas, vômito, pulsação lenta ou fraca e batimentos cardíacos irregulares.

Suplementação de potássio

No caso de indivíduos que não possuem o suficiente de potássio em sua dieta regular, geralmente por causa de uma doença ou por uso de determinado medicamento, o uso de suplementos pode ser recomendado para manter o equilíbrio do nutriente no sangue e evitar problemas de saúde. No entanto, o suplemento de potássio deve ser orientado por médicos ou nutricionistas.