PUBLICIDADE

Konjac: o que é, se é saudável mesmo e como consumir

Konjac é uma fibra que ficou conhecida como "macarrão low-carb"; saiba como incluir esse alimento em sua rotina

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

O konjac - o famoso "macarrão low-carb" - vem ganhando admiradores e, com isso, muitas dúvidas vem surgindo sobre esse novo queridinho de quem busca um emagrecimento saudável.

Nos Estados Unidos, esse tipo de macarrão oriental ficou famoso em 2012, quando a chef inglesa Nigella Lawson atribuiu o seu emagrecimento ao consumo da massa, que chamou de "miojo milagroso?". Mas vai Nutri? O konjac realmente é saudável? Posso substituir sem nenhum problema nutricional?

Konjac (Foto: Shutterstock)
Konjac (Foto: Shutterstock)

Como tudo na nutrição a resposta é "DEPENDE". Vou explicar do que se trata:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Konjac: o que é?

O konjac nada mais é que uma fibra, logo é um carboidrato não digerível e suas calorias não são contabilizadas. Essa fibra absorve o triplo do seu volume em água. Com isso, logo é formada uma massa gelatinosa que preenche o estômago, o que traz uma grande sensação de saciedade e ainda auxilia o trânsito intestinal e o controle do apetite, do colesterol e da glicemia.

O konjac possui uma espessura bem fininha, com aparência translúcida e gelatinosa. Como o seu sabor é muito suave, quase neutro, o macarrão terá o sabor dos temperos e molhos que você colocar, então podemos contar com a criatividade, apostando em molho de tomates, bolonhesa, pesto, etc.

Composição nutricional

De modo geral, o macarrão feito apenas com água e konjac apresentará valores baixos de gorduras, proteínas, baixa caloria e uma quantidade similar de carboidratos e fibras. Se não houver adição de outros ingredientes, o macarrão konjac estará livre de gorduras e açúcares. Contudo, o sódio se faz presente em uma pequena quantidade, assim como o cálcio, já que o hidróxido de cálcio costuma ser o terceiro ingrediente dessa massa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Podemos observar que é possível encontrar algumas opções produzidas pela indústria que acrescentam outros ingredientes ao produto, como aveia, e ainda há aqueles que apresentam variações da porção da planta konjac usada para produzir a farinha. Isso faz com que as informações nutricionais sejam diferentes dependendo da marca comercializada, mudando também a composição nutricional.

Konjac é mesmo saudável?

Após isso, alerto que apesar do konjac ser uma opção saudável, não podemos considerar ele a base da alimentação. Devemos sempre variar os alimentos com objetivo de consumir o máximo de nutrientes, vitaminas e minerais durante o dia.

Outro ponto muito importante, é que se tratando de um alimento com alto teor de fibra, é adequado consultar um nutricionista para avaliar o seu caso, sobretudo para aqueles que apresentam alguma queixa de gases, distensão abdominal ou disbiose - sendo observado o agravamento desse tipo de paciente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)