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Estudo revela melhor dieta para emagrecer e manter o peso

A pesquisa estudou os resultados de três dietas: o jejum intermitente, a dieta paleolítica e a dieta mediterrânea

Estudo divulgado pelo "American Journal of Clinical Nutrition" chegou à conclusão de que existe uma melhor dieta para emagrecer. Os resultados vieram a partir da análise da perda de peso de pacientes que testaram três das principais dietas: o jejum intermitente, a dieta paleolítica e a dieta mediterrânea.

De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, as dietas foram distribuídas segundo o desejo dos 250 participantes e com a intenção de que eles seguissem sem ajuda de um nutricionista.

Nesse cenário, 54% das pessoas escolheram o jejum intermitente, enquanto 27% escolheu a paleo e 18% optou pela dieta mediterrânea. Ao longo do período proposto, houve desistências, e a dieta mediterrânea teve a maior taxa de retenção (57%).

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Depois de cerca de 1 ano, a quantidade média de peso perdida pelos pacientes que continuaram foi diferente em cada participante para cada uma das três dietas. Os valores para cada uma são:

E, apesar desses resultados, foi a dieta mediterrânea que se mostrou a de melhor adaptação, já que foi a que teve menor taxa de desistência. Além disso, auxiliou na redução da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue.

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Portanto, é considerada a melhor dieta para emagrecer. E, de acordo com os estudiosos, os a eficiência da dieta vem do fato dela ser considerada uma dieta sustentável.

"Mas é importante lembrar que, assim como a dieta mediterrânea, as dietas de jejum intermitente e paleo também podem ser válidas para uma alimentação saudável", diz a coautora do estudo Melyssa Roy.

Isso porque a melhor dieta é sempre aquela que inclui alimentos saudáveis e que combina com o perfil de cada indivíduo.

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O que é a dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea consiste em um plano alimentar baseado na alimentação dos países banhados pelo mar mediterrâneo. Sua base é o azeite de oliva extravirgem, castanhas, peixes, grãos, iogurtes, queijos e vegetais. Também exclui alimentos industrializados e carnes vermelhas.

Benefícios da dieta mediterrânea

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