Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iNosso corpo está em constante transformação, mas, ao chegar aos 40 anos, é comum perceber uma certa perda de massa muscular. Por mais ativos que sejamos ao longo da vida, é natural que, nessa fase, o corpo comece a substituir parte dessa massa por gordura.
O metabolismo fica mais lento, então comer as mesmas coisas de antes pode nos levar a ganhar mais peso. Por isso, é importante manter bons hábitos — e é aí que entram os exercícios de força.
Petra Genco, treinadora com mais de 2,2 milhões de seguidores nas redes sociais, compartilhou os quatro exercícios que não podem faltar na sua rotina se você quer dar adeus à gordura abdominal. Para isso, basta seguir o treino passo a passo, sempre combinando com uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis para potencializar os resultados.
Leia mais: 3 exercícios que vão aumentar a massa muscular na lombar e evitar dores nessa região da coluna
1. Passadas para trás
O primeiro exercício recomendado é ideal para trabalhar tanto a região do core (abdômen e lombar) quanto as pernas. Consiste em dar passos para trás, alternando as pernas e flexionando levemente os joelhos. A treinadora recomenda fazer cerca de três séries com 20 repetições cada. Esse exercício também é ótimo para melhorar o equilíbrio.
2. Agachamento com impulso
Para começar este exercício, fazemos um agachamento e, a partir dele, estendemos os braços em direção ao teto, tentando executar o movimento de forma bem dinâmica. Petra Genco sugere três séries de 15 repetições e destaca o potencial desse exercício para tonificar o abdômen e as pernas.
3. Agachamento sumô com giro de tronco
Neste exercício, trabalhamos pernas, glúteos e coordenação motora. É um agachamento com as pernas afastadas, no qual você faz socos alternados enquanto gira o tronco de um lado para o outro — o que ativa também os músculos abdominais. A especialista em fitness recomenda três séries de aproximadamente 30 segundos cada.
4. Rosca bíceps
Um clássico para fortalecer os braços, indispensável para combater a flacidez depois dos 40. Esse movimento não apenas ajuda a definir os bíceps, como também contribui para o equilíbrio do corpo.
Para começar, use pesos leves. Com os braços próximos ao corpo, segure os halteres com as palmas das mãos voltadas para a frente. Depois, flexione alternadamente os antebraços em direção aos ombros, repetindo o movimento 15 vezes em três séries. Se sentir que está pronto para um desafio maior, a treinadora sugere continuar até a exaustão.
Leia também: Pré-treino caseiro: 8 ideias gostosas para ganhar massa muscular