Entre janeiro de 1996 e agosto de 2003, concluiu o bacharelado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio dos Sinos. Po...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Quando ouvimos falar em narcisismo, é comum pensar em mães controladoras ou em relacionamentos tóxicos com pessoas manipuladoras. Porém, nunca nos imaginamos como pessoas narcisistas.
Identificar alguns traços pode ser um passo importante para refletir sobre comportamentos, melhorar relações e, se necessário, buscar ajuda profissional. Por isso, o MinhaVida listou alguns sinais menos óbvios de que você pode ser um narcisista. Confira!
Saiba mais: Se você estiver fazendo essas sete coisas, tome cuidado. Estes são sinais de que você é um pai narcisista
Como saber se você tem comportamentos narcisistas?
De acordo com a psicologa Denise Milk Vargas, refletir sobre seus próprios atos pode ser o primeiro passo para reconhecer um comportamento narcisista. “Narcisismo não é sobre se amar demais — é sobre precisar ser amado o tempo todo, e muitas vezes, à custa do outro”, alerta.
Algumas das características que pode ajudar nessa identificação são:
- Necessidade constante de validação
- Sentir que poucas pessoas realmente te entendem
- Achar que só você é bom o bastante para fazer certas coisas
- Se comparar o tempo todo com os outros e esconder uma competitividade velada
- Dificuldade em aceitar críticas, mesmo que construtivas, ou feedbacks negativos
- Usar ou pensar com frequência em frases como “ninguém entende a responsabilidade que eu carrego”
- Ter dificuldade em se colocar no lugar do outro e sentir empatia
Quando buscar ajuda profissional?
Ao identificar que possui um comportamento narcisista, é importante buscar ajuda profissional para evitar que o transtorno cause impactos negativos na vida pessoal, social e emocional. A psicoterapia pode ser uma das abordagens utilizadas, como explicou a psicologa Mônica Machado, em entrevista prévia ao MinhaVida.
“A terapia pode ajudá-las a tomarem consciência de que seus comportamentos prejudicam o próximo e, em vez de se colocarem como centro e serem admiradas, as pessoas irão se afastar cada vez mais, pois esses sujeitos causam sofrimento em suas relações. Mas, com um acompanhamento de um psicólogo, essas características podem ser amenizadas”, informou.
Saiba mais: Já ouviu uma dessas? As 10 frases que pessoas narcisistas mais falam