Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
A prática de atividade física é recomendada em todas as fases da vida. No entanto, ainda há controvérsias e muitas dúvidas quando o assunto é o treino de força em crianças e adolescentes. Marcos Vázquez esclarece grande parte delas — e revela: se queremos que nossos filhos tenham boas notas, talvez a academia pode ajudar.
Treinamento de força e desempenho cognitivo
Marcos Vázquez, criador da página Fitness Revolucionario, explica que, embora ainda haja receio sobre a prática de treino de força entre crianças e adolescentes, diversos estudos já confirmam que essa atividade é totalmente segura nessas idades e, mais do que isso, pode trazer benefícios significativos no aspecto físico.
Entre elas, ele cita uma revisão publicada em 2023 que indica que o treino de força melhora a função cognitiva, o desempenho acadêmico e a concentração em sala de aula entre crianças e adolescentes que o praticam.
O estudo analisou pesquisas com jovens em idade escolar, entre 5 e 18 anos, e examinou os efeitos do treino de força sobre o rendimento escolar. Ao todo, 53 estudos foram incluídos na revisão — e os resultados demonstraram que a prática tem impacto positivo nas habilidades cognitivas e de concentração dos participantes.
Além disso, o treino de força se mostrou mais eficaz do que o treino concorrente (a combinação de força com exercício aeróbico) em relação à função cerebral.
O levantamento também identificou uma relação positiva entre força muscular e desempenho acadêmico, sugerindo que treinar força não oferece apenas ganhos físicos, mas pode contribuir diretamente para um melhor aproveitamento escolar.
Nas palavras de Marcos Vázquez, “o trabalho de força não fortalece apenas músculos e ossos, mas também o cérebro”. Por isso, se a ideia é ajudar seus filhos a terem um bom desempenho na escola, nada melhor do que incentivá-los a treinar — inclusive na academia.
Referências
ROBINSON, K. et al. Effects of Resistance Training on Academic Outcomes in School-Aged Youth: A Systematic Review and Meta-Analysis. Sports Medicine, v. 53, n. 11, p. 2095–2109, nov. 2023. DOI: 10.1007/s40279-023-01881-6. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40279-023-01881-6. Acesso em: 4 jul. 2025.
Saiba mais: 8 dicas para superar o medo de frequentar a academia