PUBLICIDADE

Sete metas para alcançar com os amigos

Combinar de parar de fumar e entrar em dieta pode ficar muito mais fácil

Há diversos tipos de amigos. Alguns topam qualquer passeio, mesmo se o esquema tem tudo para dar errado. Outros estiveram ao seu lado nos momentos mais difíceis pelos quais você passou. Um terceiro grupo ainda é composto por gente que parece até da família. Seja como for, eles certamente marcaram sua vida e contribuíram para que você chegasse onde está. Muitas vezes, a caminhada é feita lado a lado, com um dando apoio ao outro rumo a uma conquista - emagrecer, terminar a faculdade ou mudar de emprego, por exemplo. Pensando nisso, o Minha Vida preparou um conteúdo especial com sete metas que ficam muito mais fáceis de alcançar com o incentivo dos amigos. Que tal reunir sua turma e investir em uma dessas mudanças?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Entrar em dieta

Amigas comendo salada - Foto Getty Images
Amigas comendo salada - Foto Getty Images

Segundo a psicóloga Juliana Sato, especializada em transtornos alimentares e coaching de emagrecimento, combinar com os colegas de entrar em dieta facilita e muito a tarefa de resistir às tentações. "Ir a um restaurante e ver que todos pediram pratos leves e saudáveis, por exemplo, é um incentivo a seguir o mesmo exemplo", explica. A profissional recomenda ainda criar uma brincadeira motivadora no grupo, premiando aquele que mais perder peso no mês ou comemorando a evolução de cada integrante.

Parar de fumar<br>

Fumante passiva - Foto Getty Images
Fumante passiva - Foto Getty Images

A cumplicidade de um amigo é importante para todas as metas que desejamos alcançar, mas ganha ainda mais destaque quando o assunto é parar de fumar. De acordo com a psicóloga Laura de Hollanda Batitucci Campos, das Clínicas Oncológicas Integradas (COI), estabelecemos relações por afinidade e, para muitos, o hábito de fumar é uma dessas afinidades. "Deixar de fumar e não ser acompanhado pelos amigos significa continuar perto do vício", aponta. Ela ressalta ainda que estar próximo de pessoas passando pelas mesmas dificuldades que você faz a tarefa parecer menos difícil, pois torna possível a troca de informações sobre o assunto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fazer exercícios<br>

Casal correndo no parque - Foto Getty Images
Casal correndo no parque - Foto Getty Images

"Por mais estranho que pareça, não fazer nada é um hábito aprendido, assim como acostumar-se a praticar exercícios físicos regularmente", afirma o psicólogo Daniel Osório, residente da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR). Por isso, realizar essa reeducação mental e corporal demanda tempo e dedicação, o que pode ser muito mais fácil com os amigos. No dia em que você não estiver animado, outros do grupo irão incentivá-lo a não faltar e vice-versa. Além disso, uma atividade que pode ser repetitiva e cansativa certamente será mais divertida com pessoas próximas a você.

Maneirar na bebida

Amigos brindando sucos - Foto Getty Images
Amigos brindando sucos - Foto Getty Images

É muito comum reuniões com amigos e principalmente happy hours envolverem bebidas alcoólicas, um vilão para quem está em dieta ou, no mínimo, uma tentação para quem não pode beber. Por isso, criar um acordo com os amigos para maneirar na ingestão de bebidas é fundamental para alcançar essa meta. "Se todos tiverem o mesmo objetivo, provavelmente irão combinar atividades mais saudáveis ou simplesmente concordarão em pedir um suco", esclarece a psicóloga Juliana.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Usar menos as redes sociais

Mulher deitada na cama acessando computador - Foto Getty Images
Mulher deitada na cama acessando computador - Foto Getty Images

Navegar nas redes sociais não é um problema, desde que a prática não substitua outras maneiras de se relacionar com as pessoas. "Enviar um recado e colocar o papo em dia pode ser muito mais prático e cômodo via internet, mas pode comprometer as relações", diz Daniel Osório. Ele aconselha reservar um dia toda semana ou todo mês para reunir os amigos e estimular a convivência entre o grupo. "De preferência, combine uma atividade de lazer em que todos poderão conversar e se divertir", complementa.

Fazer trabalho voluntário<br>

Amigos fazendo trabalho voluntário - Foto Getty Images
Amigos fazendo trabalho voluntário - Foto Getty Images

Você sempre diz que quer começar, mas nunca dá o primeiro passo, não é mesmo? "Fazer um trabalho voluntário abre um leque de novas experiências e permite conhecer novas pessoas que poderão se tornar grandes companheiros", pontua Laura Campos. Por isso, incentive seus amigos a conhecer trabalhos voluntários e vincule-se aquele que mais se identificar.

Vencer um medo ou desafio

Amigos abraçacos - Foto Getty Images
Amigos abraçacos - Foto Getty Images

Seus amigos são pessoas que sabem dar conselhos na hora de vencer uma situação difícil. Além de conhecerem você, eles estão analisando de fora o seu problema, o que ajuda a buscar uma saída. "Casos de situações similares que poderiam servir como modelo são muito construtivos", explica o psicólogo Daniel. Por isso, dividir com os amigos suas dificuldades e colocar-se à disposição quando eles precisares compartilhar seus problemas aprofunda ainda mais a relação e fortalece os laços.