13 dicas para abandonar a procrastinação e realizar seus objetivos

Deixar as coisas para depois pode comprometer a sua qualidade de vida. É hora de virar esse jogo

Você provavelmente já adiou a realização de alguma tarefa por motivos como falta de energia, ou então de vontade, e isto é normal. Afinal, nem sempre estamos dispostos a cumprir prazos e obrigações, pois as preocupações do dia a dia tendem a consumir grande parte de nossa força, e quando chegamos em casa, queremos apenas dormir e descansar para o dia seguinte. Porém, este hábito pode ser extremamente nocivo à nossas vidas pessoais e profissionais quando perdemos o controle e organização de nossas rotinas.

A procrastinação, para muitas pessoas, torna-se uma grande ameaça para a produtividade e para a autoestima, além de impulsionar a ansiedade. De início, esquivar-se de uma obrigação proporciona uma sensação de alívio, porém, não demora muito para que o alívio se transforme em estresse, pela falta de tempo para a realização de certos objetivos.

Quais tarefas tendem a ser deixadas para depois?

Tarefas que exijam um grande nível de raciocínio mental, que sejam difíceis, longas ou desagradáveis. Estes requisitos fazem com que nosso cérebro adie determinadas obrigações. Porém, uma boa dica para quem sofre com isso, é justamente dar prioridade à estes tipos de tarefas, para que as restantes tornem-se prazerosas.

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Procrastinação X Preguiça

Esta é uma dúvida que pode afetar a autoestima de muitos, já que ao procrastinar, as pessoas tendem a se auto classificar como preguiçosas, o que só piora a situação e entristece quem se vê nessa condição. Mas não se engane, a preguiça implica no não cumprimento de metas, na fuga do trabalho e de tudo que exija esforço de nossa parte. Já a procrastinação implica em ter muitas coisas para fazer, e deixa-lás para última hora, deixando uma sensação de que poderíamos ter nos planejado com antecedência para que nossos planos pudessem ter sido desenvolvidos em sua totalidade.

Há fatores que favorecem à procrastinação

Muitas vezes, a única barreira entre o ato de pensar e agir, somos nós mesmos. Porém, há casos em que a procrastinação excessiva pode ser um indicador sobre o estado da saúde mental. "Pessoas que sofrem de doenças emocionais como depressão e ansiedade, alterações hormonais da tireoide, anemia, entre outras, podem apresentar baixa de energia e por isso mostrarem uma grande dificuldade de concentração, falta de motivação e apresentarem problemas para realizar o que é preciso", diz a psicóloga Adriana de Araújo. Nestes casos, buscar auxílio profissional é necessário, para que junto à um médico, seja possível conciliar a situação clínica com a rotina e seus afazeres.

E mesmo que você não se encaixe nos 'grupos de risco' acima, caso tenha maiores dificuldades em organizar seu tempo e otimizar sua produtividade, a ajuda de um especialista é sempre bem vinda.

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O que está ao seu alcance para escapar da procrastinação

Para se livrar da culpa ao ver o dia passar, e ter o sentimento de que ele não foi produtivo, seguem algumas dicas que podem lhe ajudar a organizar melhor seu tempo e direcionar corretamente seus esforços diários:

Ao seguir estas dicas, é possível que sinta uma grande melhora na maneira que administra seu tempo. Elas ajudam não apenas nas obrigações e tarefas ligadas à questões profissionais e acadêmicas, como em sua vida particular. Tendo uma rotina organizada, é possível também encontrar tempo para atividades que tragam felicidade, sem a ocorrência de estresse ou culpa.

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