PUBLICIDADE

Arteterapia para idosos

O ordem é se movimentar. Ocupe seu tempo de maneira agradável

A Arteterapia atua explorando problemas e potencialidades do indivíduo pela expressão e comunicação não-verbal, desenvolve habilidades físicas, emocionais e/ou de aprendizagem através de experiências artísticas terapêuticas de linguagem variadas.

Baseia-se no princípio de que a expressão artística é reveladora de conteúdos internos do indivíduo, que o faz através de modelos simbólicos, livre de censura moral e racional.

Reconhece que o fazer artístico por si mesmo é terapêutico, em relação aos diferentes materiais e recursos utilizados, mobilizadoras de diversas funções orgânicas. Considera importante o papel da atividade criativa e expressiva para o desenvolvimento pleno de cada ser humano e de cada comunidade.

O uso da arte como terapia implica que o processo criativo pode ser um meio tanto de reconciliar conflitos emocionais como estimular crescimento pessoal e criar vínculos.

Também há o estímulo mental com o uso da criatividade, iniciando-se um processo auto-valorativo, de recuperação e manutenção da auto-estima e da importância da contribuição sócio-cultural do indivíduo que participa de trabalhos de arte-integrativa em grupo, ou mesmo com contribuições individuais, como parte de uma preservação histórica e pessoal.