PUBLICIDADE

Sentimento de gratidão estreita relacionamentos

Dizer "obrigado" favorece o bem-estar das relações humanas

Expressar gratidão com um simples "obrigado" não faz bem apenas para quem recebe, mas também para quem fala, sugere um novo estudo da Universidade Estadual da Flórida e publicada recentemente na revista Psychological Science. A gratidão fortalece os relacionamentos, fazendo com que a pessoa se sinta mais responsável pelo bem-estar do seu parceiro.

Quando expressada, a gratidão impulsiona a força de bem-estar comum. A descoberta faz sentido, porque quando expressamos gratidão a alguém, estamos nos concentrando nas atitudes boas que a pessoa tem e suas qualidades, em vez de olhar seu lado ruim.

Em um grupo de estudo, 137 estudantes universitários foram entrevistados sobre a quantidade de vezes em que eles expressaram sua gratidão a um amigo ou parceiro. Os resultados mostraram que a gratidão foi positivamente associada com a percepção positiva da pessoa sobre as outras e seus relacionamentos. Outro estudo, envolvendo 218 estudantes universitários, mostrou que expressar a gratidão impulsiona a profundidade do relacionamento com o outro a longo prazo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em um terceiro estudo, 75 homens e mulheres foram divididos em quatro grupos. Durante um período de três semanas, um grupo expressou gratidão a um amigo por meio de palavras, outro deveria exercitar apenas pensamentos de gratidão em relação ao amigo, enquanto um terceiro contou pensamentos aleatórios sobre as atividades diárias e um quarto tinha interações positivas quaisquer com um amigo. Observou-se que aqueles que expressaram a gratidão tinham uma relação mais forte com o parceiro do que os que concentravam-se em outras expressões.