PUBLICIDADE

Olhar para locais arborizados pode melhorar concentração

Alguns segundos admirando um terraço revestido de vegetação são suficientes

Você já ouviu falar dos "telhados verdes"? Esses terraços de prédios cobertos com vegetação não têm função meramente decorativa. Pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, descobriram que, além de reduzirem a temperatura e aumentarem a umidade do ar nos arredores de onde estão instalados, os telhados ecológicos, como também são chamados, podem ajudar a resolver até mesmo problemas de concentração.

O estudo, publicado no Journal of Environmental Psychology, revelou que olhar para um telhado verde, ou qualquer local arborizado, por um curto período de tempo pode aumentar consideravelmente a capacidade de concentração. Para comprovar essa tese, os pesquisadores colocaram 150 crianças, divididas em dois grupos, para realizar uma tarefa pra lá de chata: sempre que aparecesse uma série de vários números na tela de um computador, elas teriam que pressionar uma tecla ? a não ser que essa série contivesse o número 3 no meio. Fácil de errar, não? O detalhe é que, enquanto o "teste de concentração" acontecia, de tempos em tempos a imagem de um telhado de concreto aparecia para um grupo, e a imagem de um telhado revestido com vegetação era exibida para outro, por exatamente 40 segundos cada.

Depois do verem as imagens, as crianças do grupo com a imagem do telhado verde cometeram muito menos erros do que as crianças do outro grupo. De acordo com os pesquisadores, os resultados mostram que menos de um minuto apreciando o verde fez com que as crianças conseguissem recuperar quase totalmente as funções do cérebro responsáveis pela atenção e concentração, desgastadas pelo esforço mental. "Nós já sabíamos que telhados verdes eram bons para o meio ambiente, agora sabemos também que eles podem melhorar o desempenho profissional de milhares de pessoas que tenham vista para esses terraços enquanto trabalham", afirma o doutor Kate Lee, autor do estudo, em release da Universidade de Melbourne.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)