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Estudos mostram que viver perto de áreas verdes pode fazer você mais feliz

A natureza pode ser uma grande aliada na busca de alternativas para combater o estresse

Provavelmente você já sentiu uma paz interior ao entrar em contato com o meio ambiente. Estar na natureza nos afasta de nossas rotinas, e nos proporciona momentos de introspecção. Seja pelo silêncio que incita a calma, pela beleza das paisagens ou por uma conexão maior com o que nos cerca, os benefícios são incontáveis. E recentemente, o periódico Health & Place publicou um estudo em que mostra uma relação entre parques e vários fatores de saúde entre mulheres nos Estados Unidos e na Austrália.

Mulheres australianas que moram perto de parques, apresentam maior tendência à praticar atividades físicas e menor tendência em estarem acima do peso ou obesas. Já as mulheres americanas que tinham suas moradias próximas de parques, tendiam a não assistir televisão por mais de 4 horas por dia, tornando-se menos sedentárias.

Em ambos os países, viver perto de parques também teve conexão com um menor índice de massa corporal (IMC). A saúde mental também é beneficiada: O periódico Environmental Science & Technology publicou um estudo que comprovou que estar envolto à natureza pode aumentar a sua autoestima e seu humor.

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Porém, você não precisa viver perto de parques para usufruir destes benefícios, até porque não é sempre possível viver próximo à estes locais. Basta visitá-los com certa frequência. Veja algumas dicas para usar a natureza a favor de seu bem estar:

Ande com os pés na terra

A aplicação de pressão nos pés tem apelo terapêutico nos dias de hoje: serve para revitalizar, energizar e até prevenir e curar problemas nos ossos, músculos e circulação.

Respire o ar de áreas verdes

O contato com a natureza é importante para que a flora bacteriana do nosso organismo se desenvolva, fortalecendo a imunidade. É o que aponta um estudo desenvolvido pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, e divulgado na publicação científica Proceedings of the National Academy of Sciences. Segundo a pesquisa, a falta de exposição à natureza pode aumenta a incidência de asma e outras alergias entre moradores de cidades.

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Tome de 15 a 20 minutos de sol por dia

Um estudo feito pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, indicou que viver em regiões com menor exposição solar agrava crises de depressão. Segundo especialistas, o sol estimula a produção do hormônio melatonina, que ajuda a regular o sono e o apetite sexual, combatendo a sonolência. Bastam alguns minutos diante do sol para você ter um dia com mais disposição.

Ouça sons da natureza

Barulhos de chuva, cachoeira, pássaros e até baleias ajudam a levar a mente para longe dos problemas - recurso perfeito para relaxar antes de dormir.

Tenha contato com aromas naturais

O cheiro de terra molhada, flores, madeira e diversos outros elementos da natureza pode tanto aumentar a disposição como promover relaxamento. A aromaterapia é uma técnica que combina esses diferentes aromas naturais e indica os melhores para cada situação. "Existem aromas que são estimulantes, ou seja, auxiliam na oxigenação e na circulação sanguínea, promovendo a eliminação de toxinas e o excesso de gás carbônico", afirma a aromaterapeuta e psicóloga Sâmia Maluf.

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Cinco minutos de caminhada no parque podem ser o suficiente

Caso não tenha tempo, uma breve caminhada já pode lhe proporcionar benefícios. Mesmo que o dia esteja nublado, você pode se beneficiar pelo simples fato de estar ao ar livre em contato mais próximo com a natureza.