PUBLICIDADE

Adolescentes positivos se tornam adultos mais saudáveis

Enxergar a vida de maneira positiva diminui tabagismo e alcoolismo em idade adulta

De acordo com estudo realizado pela Northwestern University, Estados Unidos, adolescentes que passam por essa conturbada fase da vida de maneira positiva e feliz acabam mais saudáveis na idade adulta. A pesquisa foi publicada no Journal of Adolescent Health. Os resultados vêm de uma análise de dados coletados de 10.147 jovens, que fazem parte do National Longitudinal Study of Adolescent Health. As informações começaram a serem colhidas a partir de 1994. O grupo de adolescentes foi questionado sobre a saúde física e emocional, assim como o bem-estar. Esses mesmos jovens foram acompanhados novamente em 1996 e 2001.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para medir os níveis de bem-estar dos jovens, a equipe de pesquisadores analisou as respostas de 1994, referentes ao seu senso de felicidade, aproveitamento da vida, esperanças para o futuro, autoestima e aceitação social. Esses fatores relacionados ao bem-estar dos adolescentes foram utilizados para analisar, em 2001, o comportamento dos participantes em idade adulta.

Os resultados mostraram que o bem-estar durante a adolescência influencia positivamente na saúde da vida adulta. Esses jovens que mantiveram o bem-estar positivo possuíam menor risco de desenvolver comportamentos prejudiciais, como fumar, beber, usar drogas e se alimentar de maneira incorreta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Adolescentes, drogas e visão de futuro

A adolescência é um período de experimentação de muitos comportamentos adultos, incluindo o uso de substâncias psicoativas. A atenção especial deve ser dada a grupos de jovens cujos pais abusam de álcool ou outras drogas, vítimas de abuso físico ou emocional, evasão escolar, adolescentes grávidas, jovens em situação econômica desfavorável, delinquência, suicidas e incapacitados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma boa avaliação do funcionamento familiar é fundamental nesta fase da vida, os jovens ainda respondem fortemente as faltas parentais. A discriminação entre uso "lúdico" e aquele que necessita de tratamento deve ser feita de forma não alarmista ou moralista.

A experimentação de álcool e drogas, para uma maioria dos jovens, faz parte do crescimento e irá desaparecer na idade adulta. O tratamento deverá ser considerado como um "continuum" e devemos considerar recaídas e regressões.

Deve-se ajudar o adolescente a ter uma visão do futuro com planos realistas e identificação de objetivos. Explore formas de encorajar a participação e escolha.

Atividades educacionais e de lazer são importantes como forma de engajamento do jovem. O melhor caminho até o presente momento é fornecer tratamento individualizado, levando-se em conta os recursos e habilidades do adolescente e sua motivação para realizar mudanças em sua vida.