luciana perguntou:

Qual o período fértil de quem menstrua todo dia 11?

  • Respondido em 19/04/2015
    Dr. Yaron Hameiry Ginecologia e Obstetrícia - CRM 50230/SP
    Olá,

    O ciclo menstrual é um processo pelo qual o corpo da mulher se prepara para uma possível gravidez.
    Quando os períodos menstruais vêm regularmente, estamos diante de ciclo menstrual regular.
    Em havendo ciclos menstruais regulares é um sinal de que os hormônios estão agindo e funcionando normalmente, em geral ocorreu o processo de ovulação e nesse ciclo a gravidez não ocorreu.
    Um ciclo é contado a partir do primeiro dia de um período até o primeiro dia do período seguinte. O ciclo menstrual médio é de 28 dias de duração. Os ciclos podem variar de 25 a 35 dias em adultos.
    Didaticamente podemos dividir o ciclo menstrual em três fases: Fase proliferativa, Fase Secretora e fase menstrual quando focamos o que ocorre dentro do útero principalmente no endométrio. E em três fases: Fase folicular, ovulação e Fase lútea quando focamos o que ocorre no ovário.
    Na primeira metade do ciclo,na chamada fase folicular ou fase proliferativa, os níveis de estrogênio (“hormônio feminino”) começam a subir. O estrogênio faz com que o revestimento do útero cresça e engrosse. Este revestimento do útero é um lugar que vai nutrir o embrião se ocorrer uma gravidez. Ao mesmo tempo por influenciado aumento do hormônio chamado hormônio folículo estimulante (FSH), durante os primeiros dias do ciclo ocorre crescimento e amadurecimento de folículos ovarianos preparando-os para lançar um ovo. Apenas um desses folículos termina o crescimento levando a liberação de um ovócito ou ovo. A liberação do ovulo nessa fase denomina se ovulação.
    A fase luteal é a fase final do ciclo ovariano e corresponde a fase secretora do útero. Nessa fase o hormônio luteinizante ou LH age nas células do folículo ovariano que rompeu e o transforma em corpo amarelo ou corpo lúteo (Caso haja gravidez). É no corpo lúteo que ocorre a produção de estrógeno e progesterona. A progesterona é responsável pela manutenção da gravidez nas primeiras semanas de vida.
    Caso não ocorra a fecundação do ovócito, ocorrerá a fase menstrual. Nessa fase, o corpo Amarelo se degenera, parando de produzir progesterona e estrógeno. A queda na produção desses hormônios faz com que o útero sofra descamação, ocorrendo à menstruação, que pode durar entre dois e sete dias.
    Sabe-se que a fase lútea ou fase secretora em pacientes com ciclos menstruais regulares tem duração fixa de 15 dias. Desde a ovulação até o primeiro dia de menstruação decorrem 15 dias. A mulher tem mais probabilidade de engravidar durante os três dias antes ou no dia da ovulação.
    Portanto para paciente que menstrua todo dia 11 devemos lembrar que a mesma tem ciclos menstruais de 30 dias e o seu período fértil é em torno do dia 27 de cada mês.

    PUBLICIDADE