Leticia perguntou:

Substituir o leite integral pelo desnatado previne o colesterol alto nas crianças?

  • Respondido em 15/10/2013
    Dr. Roberto Navarro Sousa Nilo Nutrologia e Clínica Médica - CRM 78392/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Crianças em fase de crescimento precisam de gordura para que haja um adequado desenvolvimento cerebral, então não se receita o desnatado. Ele pode usar o semidesnatado. Mas o ideal é sempre consultar o pediatra.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 22/10/2013
    Dra. Valéria Viana Nutrologia - CRM 76838/SP
    especialista minha vida - MEMBRO DA ABRAN
    Olá,

    A diferença entre o leite desnatado e o integral é visível principalmente quando viramos o copo. No leite integral observamos uma camada grossa, enquanto no desnatado ela some rapidamente. Portanto, aparentemente o leite integral é mais grosso que o desnatado.

    O que muda nos diversos tipos de leite é a quantidade de gordura e de um nutriente: o ácido linoleico conjugado, CLA. O leite integral tem o ácido linoleico, mas possui muita gordura, sendo mais indicado para crianças que não tenham problemas de obesidade.

    O leite semidesnatado possui o ácido linoleico e uma dose menor de gordura, indicado por qualquer pessoa saudável. O leite desnatado tem menos colesterol que o semi desnatado, e este menos que o integral, enquanto que para a quantidade de gorduras insaturadas e ômega 3, a ordem se inverte: o leite integral é o que possui maiores quantidades.

    O ideal é sempre escolher o tipo de leite melhor para cada faixa etária. Para crianças maiores de 2 anos o mais indicado é o leite integral porque nessa fase é necessário maior quantidade de energia para o crescimento e desenvolvimento.

    Os adolescentes também necessitam de preferência do leite integral devido à fase de estirão. Mas devido ao alto índice de obesidade infantil e diagnósticos de hipercolesterolemia (aumento de colesterol no sangue) muitas vezes pode ser recomendado a troca de leite integral pelo desnatado, mas sempre com a ajuda de um profissional na área da saúde supervisionando.

    PUBLICIDADE