PUBLICIDADE

Continue andando, com eles fica fácil!

Acessórios dão mais rendimento e diversão à sua caminhada

Se você já elegeu a caminhada como seu exercício físico preferido a fim de levar uma vida mais saudável e como aliado para manter o corpo sarado, já deu uma passada das bem largas. Agora é hora de acrescentar uma pitada de graça no exercício. Para isso, preparamos um kit de acessórios que irão turbinar o seu rendimento e ainda transformar o treino num passatempo superdivertido.

Tênis turbinado
Seus pés serão o seu motor de impulso, portanto merecem estar bem acomodados e confortáveis para não ficarem machucados nem cheios de bolhas. Escolha um tênis ideal para o tipo de terreno que você costuma andar: asfalto, grama, terra ou areia. Observe a aderência e o amortecimento do calçado para não provocar lesões nos joelhos com o impacto sobre o solo.

Música para os pés
Ipod ou aparelho mp3 fazem você se mover como se estivesse numa pista de dança. Nada como uma trilha sonora para dar ritmo

ao passo a passo. Você é seu próprio DJ e deve escolher a coleção preferida de canções e quanto mais agitada, melhor. Vamos combinar que Mozart está mais para contemplar o visual da paisagem do que para dar um gás na caminhada, certo? Mas reserve uma seleção mais tranqüila para o final do treino na sessão de alongamento.

Rendimento 100%
Qualquer camiseta, bermuda e o visual está pronto? Tudo bem que você não estará em nenhuma passarela de moda, mas a roupa adequada também pesa na hora de ter um rendimento melhor. E pesa no melhor sentido da palavra mesmo. Roupas de algodão são a alternativa mais comum, mas também têm um inconveniente: acumulam muito suor, causando uma sensação desagradável. Para as camisetas, prefira tecidos de fibra sintética, que secam rápido, são leves e confortáveis.

Que relógio o quê?!
Apenas um marcador de horas para você visualizar a quanto tempo está torrando calorias? Que nada! Este acessório no seu pulso é praticamente um kit de sobrevivência. Modelos moderníssimos trazem mil e uma funções a esse objeto secular.

Relógios podem indicar desde o total de desníveis e o número de percursos efetuados até oferecer informações úteis sobre a pressão atmosférica e a temperatura do ambiente. A maioria traz uma bússola eletrônica e um cronômetro.

Claro, para você ver a quantas anda seu rendimento por quilômetro. Com tantas atrações, fica até fácil perder a hora de voltar pra casa não é? Só não vale perder o ritmo.

Proteja-se mesmo em dia nublado
Protetor solar é pré-requisito para uma pele saudável, faça chuva e, principalmente, faça sol. No limite, passe o produto somente no rosto, mas não deixe de lado esse cuidado. Seu dermatologista pode recomendar qual é o filtro solar ideal para o seu tipo de pele, mas nem pense em usar um fator inferior a 15, pois ele é o mínimo capaz de proteger contra os raios UVA e UVB.

Visão além do alcance
Em dias ensolarados, óculos de sol esportivos podem ser uma mão na roda, ou melhor, nos pés. Há modelos e marcas específicos para caminhadas de curta distância e até para atividades mais elaboradas, como trilhas.Opte por versões com protetores antitranspiração e hastes de borracha, geralmente mais confortáveis. Lentes anti-reflexos te darão uma maior nitidez para encontrar a linha de chegada. Antes de levar o seu modelo para casa, também observe a proteção das lentes contra os raios nocivos.

Caminhada entre amigos
Até seu cachorro pode ser seu companheiro de caminhada. Quer acessório mais amigo que esse? Mas antes de botar o seu cão para se exercitar, o ideal é fazer uma visita ao veterinário. O especialista vai fazer um eletrocardiograma para detectar se está tudo nos trinques com seu bichano, adequando o ritmo das passadas às condições físicas do animal. Os melhores horários para caminhar são pela manhã ou no final de tarde, já que o calor do chão pode danificar as patas do cachorro.

O cão está com a língua de fora durante o trajeto? Não é sinal de cansaço, afinal, é assim que eles transpiram. Mas se o animal ficar com a respiração ofegante, quiser parar a toda hora ou deitar no chão, não force a barra. Fique ligado para as precauções das raças: pit bulls, rotweillers e mastins napolitanos são obrigados por lei a usar focinheiras em parques. Nesse caso, a caminhada não deve durar mais que 30 ou 40 minutos, já que o acessório pode prejudicar a respiração.

Pochete
Para guardar o celular, a carteira, as chaves do carro, de casa e até uma barrinha de cereais, se o treino alcançar mais de uma hora de duração. Dependendo do tamanho, cabe até uma garrafa tipo squeeze ou cantil para levar uma água fresca. Com esse kit você vai longe, só tome cuidado para não carregar peso á toa