PUBLICIDADE

Vai começar uma atividade física? Conheça as lesões mais comuns nesse início

Veja ainda como se proteger desses problemas, para se exercitar sem medo

A busca pela tão sonhada qualidade de vida está cada vez mais "na moda", o que é muito bom, mas, dependendo da maneira como as pessoas buscam esses resultados, esse esforço pode ser mais prejudicial do que benéfico. De nada adianta querer recuperar (literalmente) correndo o tempo que ficou parado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A prática da atividade física é fundamental para todas as idades em todos os momentos da vida. Ela proporciona uma função importante, desde os aspectos físicos até a saúde mental. Mas o problema está nos seus excessos. E em suas diversas variedades e modalidades, se ela não estiver sendo realizada com acompanhamento profissional, orientação adequada e de maneira exagerada, as lesões aparecem.

Elas podem ter origem e causas diversas, como também podem variar de acordo com a atividade em questão. Mas os exemplos mais corriqueiros são as lesões que podem ocorrer durante a corrida ou na sala de musculação. Um fator primário que podemos destacar é o aumento inadequado de volume e intensidade. Nossos músculos, ossos e articulações tem um tempo natural de adaptação para cada exercício e carga.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Com o anseio de aumentar o gasto energético e a perda de peso no menor tempo possível, é comum vermos as pessoas atropelando as fases de adaptação do corpo. Com isso, é natural exercer mais força que a estrutura do corpo está acostumada. No caso da corrida isso fica mais evidente. Por ser um esporte de fácil acesso e muito popular no mundo todo, é comum vermos pessoas que nunca realizaram nenhuma atividade física, saindo do sedentarismo com a corrida, seja ela na esteira ou na rua. Mas conforme a pessoa vai se sentindo bem, ela vai aumentando o volume e a intensidade sem respeitar os limites do seu corpo e esse é um possível fator para que ocorra uma lesão muscular ou articular.

Qualquer atividade física é importante, mas a preparação é fundamental. É preciso fortalecer os músculos das pernas e da coluna para poder progredir em volume e força, sem riscos para o corpo. Diante disso, a dica mais importante para evitar lesão durante a prática esportiva é se preparar e se fortalecer para somente depois, realizar a progressão dos exercícios, sem pressa. Se puder, tenha ao seu lado um profissional gabaritado para adequar as atividades a sua necessidade. Movimento é vida!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)